sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Stella Maris Bortoni-Ricardo



Ph.D. em linguística pela Universidade de Lancaster (Inglaterra) e professora titular da Universidade de Brasília, onde ingressou em 1975, é sociolinguista e etnógrafa. Seus interesses incluem uma vasta gama de temas: política de língua, estudo de atitudes, análise de redes sociais, o contato de variedades, com destaque para as variedades rurais. Em Brasília, vem examinando o contato de falares, em parceria com várias gerações de estudantes, com base na articulação de três continua: do rural para o urbano, do oral para o letrado e do regional para o suprarregional. Na vertente etnográfica, está comprometida, principalmente, com a descrição etnográfica da sala de aula. Entre suas principais publicações estão  The Urbanization of Rural Dialect Speakers – a Sociolinguistic Study in Brazil (Cambridge University Press, 1985), "Variationist Sociolinguistics", verbete da Encyclopedia of Language and Education (vol. 8, Kluwer Academic Publishers, 1997). Na Parábola Editorial, publicou: Educação em língua materna – Sociolinguística na sala de aula (2004), Nós cheguemu na escola, e agora? (2005); Falar, ler e escrever em sala de aula (2008); Professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa (2008)