sábado, 23 de abril de 2011

Memórias 2 – Cine Pipoca (12 e 14/04)

Nosso segundo encontro foi emocionante!
Iniciamos com a dinâmica: “Um garotinho chamado amor” onde foi possível refletir sobre ludicidade, afetividade, movimento e intencionalidade didática. Em seguida assistimos ao Filme: “Como estrelas, na terra toda criança é especial”  de Taare Zameen Par – um filme da produção de Bollywood.  A emoção tomou conta de nosso encontro. Muitos sorrisos, muitas  lágrimas e várias reflexões: dislexia, alfabetização, letramento, prática e práxis pedagógica, ação/reflexão/ação. Saímos do curso envolvidos pela vibração encantadora do filme.
O filme:

“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” (Taare Zameen Par – Every Child is Special)

 

                                     

 

     O filme conta a história de uma criança que demonstra ter sensibilidade artística. Ishaan Awasthi adora desenhar e demonstra ter muita criatividade.  Ishaan Awasthi sofre de dislexia e custa a ser compreendida pela escola. Ishaan Awasthi, de nove anos, repetiu o terceiro período (no sistema educacional indiano), corre o risco de repetir de novo. Para ele as letras dançavam em sua frente. Ele apresenta dificuldades de acompanhar o processo de escolarização por não ser alfabetizado. Os professores não conseguem compreender as dificuldades de Ishaan. Ele é considerado indisciplinado. Seu pai acredita nessa hipótese, demonstrando insensibilidade. Os pais são convidados a comparecerem à escola para falar com a diretora. O pai, então, decide mandá-lo para um colégio interno.  Ishaan passa por momentos difíceis, perde a vontade de aprender, de ser criança, de desenhar e de viver, pois a filosofia do internato é a de “disciplinar cavalos selvagens”. Mas tudo começa a mudar quando um professor de artes, substituto, chega ao colégio e lança um olhar sensível sobre a criança. E como professor pesquisador começa a investigar a vida de Ishaan. Descobre então as causas de suas dificuldades: Ishaan não era alfabetizado e o diagnóstico de dislexia fica claro. Assim o professor começa com seu olhar sensível um belo trabalho de resgate de Ishaan por meio de jogos e brincadeiras, resgatando sua auto-estima e sua capacidade de aprender. Ishaan transpõe a barreira da leitura: Ele aprende a ler! O professor então vai além, propõe um concurso de pintura em uma manhã de domingo: Ishaan é o vencedor! O filme nos mostra que Alfabetização é uma prática que precisa ser contextualizadas por meio de uma Pedagogia Culturalmente Sensível e que está entrelaçada aos demais eixos da Educação Básica: Letramento e Diversidade/ Educar e Cuidar. A postura pesquisadora do professor foi o ápice do resgate desta “História de Vida”: A História de Ishaan, “a pequena estrela que encontrou seu caminho”.

                       
















Registrando nossos momentos...



Alegria...

Emoção



Parceria...


 

 

Ludicidade...

Movimento...

Muita emoção...


E reflexão....










Um comentário:

  1. Esse filme nos faz refletir sobre a nossa responsabilidade,nossa prática, formação para atender as diversar necessidades que surgem... Como influenciamos e podemos fazer a diferença na vida de uma crianças.
    Tania Cristina

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