sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nos fascículos você encontrará...



                                                             
Fascículo 1  Capacidades Lingüísticas: Alfabetização e Letramento;
O fascículo 1 apresenta  vários conceitos que subsidiam o projeto do Pró-Letramento e que serão retomados nos fascículos seguintes. Os conceitos trabalhados são: Alfabetização, Letramento e Ensino de Língua. Podemos, ainda, refletir sobre as capacidades lingüísticas que precisam ser trabalhadas no processo de alfabetização.
                                                                                                                             
Fascículo 2 : Alfabetização e Letramento: questões sobre a Avaliação:
O fascículo 2 nos leva a refletir sobre alfabetização e as  questão da avaliação. Nos leva  a refletir sobre  tipos e funções da avaliação, bem como a importância da avaliação diagnóstica, avaliação processual e avaliação formativa. Encontramos ainda uma reflexão acerca dos instrumentos e procedimentos avaliativos.
Nos  ANEXOS, encontramos sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, que tem com o objetivo entrelaçar teoria e prática, elencando  as capacidades lingüísticas abordadas  no fascículo 1.

Fascículo 3. A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento do Ensino:
No fascículo 3  refletiremos sobre  ensino e aprendizagem a partir do ponto de vista da organização do tempo escolar e do planejamento das atividades por parte do docente, através de relatos de experiências. Observamos conceitos como: rotina, monitoramento da aprendizagem, planejamento (aberto e fechado), espontaneísmo e improvisação, entrelaçadas  às práticas de leitura e escrita.

 Fascículo 4. Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura:
No fascículo 4 refletiremos sobre a importância da Biblioteca escolar ou da Sala de Leitura, sua organização e possibilidades de uso. Analisam-se diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de textos e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo do processo de letramento. Encontraremos ainda o conceito de leitura fruição. Por fim, o fascículo nos mostra  a importância  do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula e como “patrimônio cultural da língua”.

Fascículo 5. Jogos e Brincadeiras no ensino da Língua Portuguesa:
No fascículo 5  veremos alguns exemplos de jogos e brincadeiras realizados por professoras  de escolas públicas do estado de Pernambuco. Nesses relatos os alunos colocam em prática habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa: por meio de projetos e jogos,  produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética. Neste fascículo refletiremos sobre brincar e aprender. Afinal ... “Brincando também se aprende”.

Fascículo 6. O Livro Didático em Sala de Aula – algumas reflexões:
No fascículo 6 encontraremos  reflexões acerca do  uso do livro didático de Alfabetização e de Língua Portuguesa em sala de aula. Discutiremos o processo de modificação dos livros didáticos a partir da institucionalização do PNLD; o processo de escolha e as características dos novos livros didáticos; e o uso que os(as) professores(as) fazem do livro didático em suas práticas de ensino. Analisaremos o livro didático como  mais um caminho para a construção da aprendizagem no maravilhosos mundo  das práticas letradas.

Fascículo 7. Modos de Falar / Modos de Escrever
No  fascículo 7   encontraremos reflexões acerca dos modos de falar e dos modos de escrever e a relação entre ambos com a aprendizagem da escrita. Analisa-se o trabalho de uma professora de escola pública do Distrito Federal, em atividades de leitura e produção de textos que leva em consideração a competência comunicativa dos alunos. Refletiremos também sobre a variáveis do Português Brasileiro, sobre os conceitos de relativismo cultural, competência comunicativa, competência lingüística, contínuos de urbanização, de letramento e de monitoração estilística. Refletiremos ainda sobre leitura , compreensão leitora: textos: ORAIS, NÃO-VERBAIS, ESCRITOS; a importância do contexto; os  níveis que determinam o processo de compreensão leitora: Nível léxico (LÉXICO -leitura objetiva), Nível gramatical, (dimensão textual: coesão e coerência), Nível semântico (infratextual - informações implícitas, capacidade inferencial),  a  dimensão intertextual (intertexto).

Fascículo Complementar.
No fascículo Complementar encontraremos questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita no ciclo de alfabetização, partindo da História de Vida das crianças. O fascículo retoma e aprofunda questões sobre leitura e produção textual na formação lingüística do aluno e na sua constituição como sujeito-leitor e produtor de textos. O fascículo complementar representa uma retomada dos fascículos anteriores.

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