quinta-feira, 21 de abril de 2011

Objetivos dos Fascículos

FASCÍCULO DO TUTOR
          Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa, por meio da formação continuada de professores;
          Compreender o sentido e a importância da formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional dos professores;
          Relacionar os princípios da aprendizagem de adultos ao processo de formação contínua de professores;
          Identificar o papel do orientador de estudos como formador de professores e articulador do processo formativo.
          Reconhecer a importância do orientador de estudos como integrante de uma rede de formação que também é constituída do Ministério de Educação, Universidades, Secretarias de Educação, Escolas e Professores.

FASCÍCULO 1 e 2
          ·Apresentar conceitos e concepções fundamentais ao processo de alfabetização;
          · Sistematizar as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos;
          · Propor procedimentos e estratégias importantes no processo de avaliação da alfabetização.

FASCÍCULO 3
          ·   Discutir o tempo que dedicamos à leitura na sala de aula (o que lemos, como lemos, quando lemos e com que freqüência?) e o tempo que dedicamos à escrita (que tempo reservamos à escrita e com quais tipos de atividade o ocupamos?);
          ·   Considerar o planejamento como uma ferramenta que possa contribuir de fato com as escolhas e com os trabalhos a nós solicitados a desenvolver no cotidiano da escola.

FASCÍCULO 4
          ·     Refletir sobre a importância da Biblioteca escolar ou da sala de leitura, apontando elementos relacionados à sua organização e possibilidades de uso;
          Analisar diferentes modalidades de leitura e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo desse processo;
          Discutir a relevância do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula.

FASCÍCULO 5
           Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização;
           Refletir sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental;
           Reconhecer os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental;
          Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professoras de escolas públicas;
           Planejar atividades voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do ensino fundamental.

FASCÍCULO 6
           Refletir sobre o processo de modificação dos livros didáticos de alfabetização e de Língua Portuguesa a partir da institucionalização do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático);
           Identificar as características desses “novos” livros didáticos;
           Compreender o processo de escolha dos livros didáticos;
           Analisar o uso que os professores e professoras fazem do livro didático em suas práticas de ensino.

FASCÍCULO 7
           Refletir sobre as características do texto oral espontâneo de alunos de primeira série e do texto escrito elaborado coletivamente em sala de aula;
           Trabalhar com regras variáveis freqüentes nas nossas comunidades de fala, que vão aparecer na produção oral das crianças;
           Refletir sobre a integração dos saberes da oralidade na produção escrita dos alunos;
           Refletir sobre convenções da língua escrita;
           Refletir sobre atividades de leitura e interpretação em sala de aula.

FASCÍCULO COMPLEMENTAR
           Constatar a necessidade e a importância de uma ação pedagógica que, nas séries ou ciclos iniciais, possibilite a todas as crianças a participação em práticas sociais de letramento;
           Refletir sobre diferentes possibilidades de ação pedagógica com o sistema de escrita, a partir de contextos significativos de uso desse sistema;
           Identificar a leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que produzem significados e sentidos;
          Reconhecer a importância de uma prática textual que dê condições ao aluno de adequar o seu discurso aos diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se, verdadeiramente, como autor dos textos que produz;
           Compreender a importância de um processo de formação que garanta a todos os professores a vivência constante do tripé ação-reflexão-ação.



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