FASCÍCULO DO TUTOR
• Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa, por meio da formação continuada de professores;
• Compreender o sentido e a importância da formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional dos professores;
• Relacionar os princípios da aprendizagem de adultos ao processo de formação contínua de professores;
• Identificar o papel do orientador de estudos como formador de professores e articulador do processo formativo.
• Reconhecer a importância do orientador de estudos como integrante de uma rede de formação que também é constituída do Ministério de Educação, Universidades, Secretarias de Educação, Escolas e Professores.
FASCÍCULO 1 e 2
• ·Apresentar conceitos e concepções fundamentais ao processo de alfabetização;
• · Sistematizar as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos;
• · Propor procedimentos e estratégias importantes no processo de avaliação da alfabetização.
FASCÍCULO 3
• · Discutir o tempo que dedicamos à leitura na sala de aula (o que lemos, como lemos, quando lemos e com que freqüência?) e o tempo que dedicamos à escrita (que tempo reservamos à escrita e com quais tipos de atividade o ocupamos?);
• · Considerar o planejamento como uma ferramenta que possa contribuir de fato com as escolhas e com os trabalhos a nós solicitados a desenvolver no cotidiano da escola.
FASCÍCULO 4
• · Refletir sobre a importância da Biblioteca escolar ou da sala de leitura, apontando elementos relacionados à sua organização e possibilidades de uso;
• Analisar diferentes modalidades de leitura e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo desse processo;
• Discutir a relevância do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula.
FASCÍCULO 5
• Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização;
• Refletir sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental;
• Reconhecer os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental;
• Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professoras de escolas públicas;
• Planejar atividades voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do ensino fundamental.
FASCÍCULO 6
• Refletir sobre o processo de modificação dos livros didáticos de alfabetização e de Língua Portuguesa a partir da institucionalização do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático);
• Identificar as características desses “novos” livros didáticos;
• Compreender o processo de escolha dos livros didáticos;
• Analisar o uso que os professores e professoras fazem do livro didático em suas práticas de ensino.
FASCÍCULO 7
• Refletir sobre as características do texto oral espontâneo de alunos de primeira série e do texto escrito elaborado coletivamente em sala de aula;
• Trabalhar com regras variáveis freqüentes nas nossas comunidades de fala, que vão aparecer na produção oral das crianças;
• Refletir sobre a integração dos saberes da oralidade na produção escrita dos alunos;
• Refletir sobre convenções da língua escrita;
• Refletir sobre atividades de leitura e interpretação em sala de aula.
FASCÍCULO COMPLEMENTAR
• Constatar a necessidade e a importância de uma ação pedagógica que, nas séries ou ciclos iniciais, possibilite a todas as crianças a participação em práticas sociais de letramento;
• Refletir sobre diferentes possibilidades de ação pedagógica com o sistema de escrita, a partir de contextos significativos de uso desse sistema;
• Identificar a leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que produzem significados e sentidos;
• Reconhecer a importância de uma prática textual que dê condições ao aluno de adequar o seu discurso aos diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se, verdadeiramente, como autor dos textos que produz;
• Compreender a importância de um processo de formação que garanta a todos os professores a vivência constante do tripé ação-reflexão-ação.
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