Iniciamos o encontro com a leitura do DIÁRIO DE BORDO que tem por objetivo, registrar, retomar, sistematizar.
Em seguida fizemos a Dinâmica da memória em que sua intencionalidade didática é trabalhar com ludicidade, memória, ritmo atenção , concentração.
DINÂMICA DA MEMÓRIA:
Formação: Em círculo
Desenvolvimento: Numerar cada pessoa do círculo. Iniciamos com uma pessoa batendo as mãos nas pernas e dizendo do seu número.. Em seguida ela bate palmas e chama outro numero. A ação se repete até que todos sejam chamados.
PLANEJAMENTO
VÍDEO: “PLANEJAMENTO É TUDO“
ESTUDO E SISTEMATIZAÇÃO DA UNIDADE 3 DO FASCÍCULO 3:
• Planejar
Trabalhar com escolhas préviasComênius (século XVII): estudo na escola – organização em anos, meses, dias e horas
Trabalhar com escolhas préviasComênius (século XVII): estudo na escola – organização em anos, meses, dias e horas
• Didática: encontrar um caminho fácil e seguro : colocar o conhecimento estudado em prática
• Preocupação de oferecer uma escola em que houvesse menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil
• Preocupação: ensinasse aos alunos mais recolhimento, mais atrativos na arte de aprender e que esse aprendizado fosse mais sólido e trouxesse progresso a quem adquirisse.
• Planejamento: é o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; um conjunto de procedimentos, de ações visando à realização de determinado projeto ( Houaiss).
• “A maioria das vezes que somos lembrados ou cobrados do planejamento, ele vem acompanhado de tarefas que julgamos burocráticas e para as quais não vemos utilidade ou sentido na rotina escolar.”
Objetivos:
• Fazer uma reflexão sobre um planejamento que possa contribuir para a realização de um trabalho intencional e também para nossa tarefa de formar alunos com maior domínio dos conhecimentos que a escola deve trabalhar.
O nosso planejamento e o interesse dos alunos: como se relacionam?
• Refletir sobre o planejamento como ferramenta que possa contribuir com as escolhas e com os trabalhos , selecionados pelo professor. Realidade do aluno? Como conciliar com as unidades do livro didático?
• Planejamento e a organização do trabalho pedagógico : são essenciais.
• Ensino flexível, capaz de adequar a realidade da criança: voltar-se para o já feito e reorganizar a rotina.
“A maneira como usamos o livro didático e os conteúdos faz diferença no trabalho pedagógico, porque o livro didático não se traduz como o planejamento em si, ele pode vir a compor parte desse.”
• Planejamento como possibilidade de fazer da rotina escolar um momento de escolha e decisão.
• É importante partir dos interesses dos aluno, mas quem planeja e decide é o professor.
• Planejamento: instrumento didático necessário, flexível e inacabado.
Planejamento:
- CHEIO: elaborado previamente, contendo objetivos, os conteúdos e as estratégias didáticas específicas para cada série
- VAZIO: imprevistos trazidos pelos alunos ou pelo próprio professor
Segundo Amyr Klink, famoso navegador brasileiro, conhecido em todo o mundo pelas suas viagens e aventuras:
“(...) existe uma diferença entre viagens e aventuras. Surfar nas ondas do Drake (canal marítimo entre América do Sul e Antártida), atravessar o Atlântico ou subir o Solimões não eram aventuras. Mesmo cair na serra da Quebra –Cangalha e passar dia no mato abrindo com canivete preto não teria sido uma aventura, porque eu tinha , antes de mais nada , uma bússola e um lugar para ir. Um rumo e um destino fazem a diferença em qualquer situação.”
Reflexão:
• O que uma viagem tem em comum com a sala de aula?
• Em que as diferenças entre os conceitos de viagem e de aventura apresentados por Amy Klink podem contribuir para refletirmos sobre a organização do nosso trabalho na escola?
• Por que um navegante, apesar de ter feito algumas viagens sozinho, dá em suas entrevistas o depoimento de não ter se sentido solitário em suas viagens?
“Um rumo e um destino fazem diferença em qualquer situação.”
Paratii
Na escola não é diferente: para colocarmos em prática nossas escolhas, utilizamos instrumentos. Navegadores como Amyr Klink utilizam a bússola
(“Eu tinha antes de mais nada , uma bússola”)
Para refletir:
• Nós incluímos as crianças no nosso planejamento?
• O ato de planejar contempla os saberes já construídos pelas crianças?
• O planejamento ao reunir uma série de procedimentos que pretendemos desenvolver com nossos alunos , dá uma direção ao nosso trabalho.
• Escola: aventura espontânea ou uma viagem planejada?
• Trabalho com sistematização da escrita cabe a escola.
• Planejamento: programação das atividades, distribuição do tempo: possibilidades de estabelecer uma rotina que contemple atividades de leitura e de escrita.
• Planejamento da rotina: Compromisso com a organização das atividades dentro do tempo pedagógico.
• Garantia de novas escolhas: liberdade para mudanças.
• Importância do planejamento da rotina.
• Improvisação (se baseia em experiências anteriores, repertório, vivencias acumuladas)
• Espontaneidade (algo não pensado, inédito).
• Qualidade do conhecimento dos alunos em língua materna: precária.
• Necessidade de mudanças no ensino da língua materna de modo a adequá-la aos valores e exigências sociais
• Usos sócias da língua oral e escrita que devem balizar o trabalho da escola.
• Professores: aprender a ouvir, ler, sugerir, corrigir, rever, refazer, apresentar, formar leitores e oferecer aos alunos o domínio da norma padrão do registro escrito (uso do dicionário em sala de aula: implementar o aprendizado da língua escrita).
• Trabalho com várias áreas do conhecimento: articulados a aprendizagem da língua escrita.
• Planejamento também é instrumento de avaliação (planejamento possibilita avaliação e revisão freqüentes do trabalho pedagógico).
• Tempo de trabalho pedagógico: controlado e organizado por professores.
• Necessidade de garantir a leitura de diferentes gêneros textuais no planejamento.
• Texto didático pode e deve ser levado para as aulas .
• Pontos importantes: descrever o que acontece na escola, compreender como a escola funciona e como nosso trabalho funciona dentro dela considerando como podemos modificar nosso modo de trabalhar.
• O planejamento possibilita uma avaliação e revisão frequentes do nosso trabalho e dos avanços dos alunos .
Organização da rotina: Metas (capacidades linguísticas da Lalfabetização) - leitura e escrita:
Organização da rotina: Metas (capacidades linguísticas da Lalfabetização) - leitura e escrita:
REFERÊNCIAS
Pró-Letramento: Programa de Formação continuada de professores os Anos/Séries Inicias do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Ed. Ver. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de educação Básica – Brasília : Ministério da Educação,Secretaria da Educação Básica.2007.
DINÂMICA : “BALINHAS QUENTES”:
Formação: Estudo em grupo de 4 ou 5 pessoas. Dividir o roteiro de análise para o grupo. Em seguida solicitar que se sentem formando um círculo. Passar o saco de balinhas ao som de uma música. Quando a música parar, a pessoas pega sua pergunta, lê, responde e retira uma balinha do saquinho.
ROTEIRO DE ESTUDO EM GRUPOS:
Montagem e análise da rotina partindo da análise da prática dos professores
Planejamento
GRUPO 1: PLANEJAR É TRABALHAR COM ESCOLHAS PRÉVIAS (p. 22)
1 – Como Comenius organizou a educação no século XVII?
2 – Qual era a preocupação com a escola da época?
3 – O que é planejamento segundo a forma dicionarizada?
4 – Como vemos o planejamento na escola hoje?
5 – Qual a sugestão do fascículo para um novo olhar sobre o planejamento?
GRUPO 2: O NOSSO PLANEJAMENTO E O INTERESSE DOS ALUNOS COMO SE RELACIONAM? (P. 22 E 23)
1 - Comente a afirmativa:
“Há tempos temos acompanhado as discussões que problematizam a não-inclusão dos saberes
dos alunos no planejamento escolar. É comum ouvirmos: “Deve-se partir da realidade do
aluno”; e isso não parece nenhuma novidade nos meios escolares. Porém, quando nos damos
conta de que é chegada a hora de planejar nossas aulas, essa afirmação tão presente nas
discussões entre os educadores nem sempre ganha visibilidade nas ações educativas.”
2 – Comente a afirmativa:
“Algumas vezes a resolução dos exercícios contidos nos livros didáticos ocupa a maior parte do
tempo das aulas, ou melhor, ocupa quase todo o tempo do ano letivo. Resulta daí uma idéia de
que trabalhando o livro didático não se faz necessário um planejamento cuidadoso, detalhado,
ou ainda, de que não se faz necessário planejar “aula a aula” — já que tudo parece tão previsto,
tão pronto e acabado em suas páginas.”
3 – Como percebemos a relação entre o livro didático e o planejamento?
4 – Como planejar a rotina em sala de aula?
5 – Como planejar assuntos que estejam mobilizados no contexto do qual a escola está inserida?
6 – Qual a proposta dos autores sobre a rotina e o planejamento?
7 - Por que é importante partir dos interesses dos alunos?
8 – Quem decide a organização do trabalho pedagógico?
9 – O que é planejamento cheio?
10 – O que é planejamento vazio?
GRUPO 3: PLANEJAR VIAGENS E PLANEJAR AULAS: O QUE HÁ EM COMUM?
1 – Comente sobre a experiência de Amyr Klink.
2 – O que uma viagem tem em comum com o trabalho desenvolvido na sala de aula?
3 – Qual a diferença entre viagem e aventura?
4 - Como deveria ser visto o planejamento na escola?
5 – Para que serve o planejamento?
GRUPO 4: E O IMPROVISO, NÃO TEM LUGAR NA ROTINA? (P.26, P. 27))
1 – O que é planejamento?
2 – O que é planejamento da rotina?
3 – O que é espontaneísmo? Como acontece na escola?
4 – O que é improvisação? Como acontece na escola?
GRUPO 5 - SE PLANEJAMENTO É SINÔNIMO DE ESCOLHAS, COMO FAZÊ-LAS? (P.26)
1 - Por que o ensino da língua materna tem sido questionada?
2 – Por que a qualidade do domínio da leitura e da escrita apresentada pelos alunos depois de terem frequentado vários anos de escola vem sendo considerada precária pelos professores desde os anos iniciais até a universidade?
3- O que deve balizar o trabalho da escola em relação a língua materna?
4 – O que cabe ao professor com relação as diversas áreas de conhecimento?
GRUPO 5: PLANEJAMENTO TAMBÉM É INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO (P. 27)
1 – Como os autores entendem o planejamento?
2 – Como o planejamento possibilita a avaliação e revisão frequente do trabalho pedagógico e dos avanços dos alunos
3 – Analise o quadro da página 28 e responda: Qual é o tempo da leitura no planejamento?
4 – Qual a relação entre planejamento e tempo pedagógico dentro da rotina?
5 – Como posso dar conta desse novo olhar sobre o planejamento?
Encerramos o encontro com a leitura do Livro: “Quando a escola é de vidro” – Ruth Rocha.
Foi mais um dia prazeroso de aprendizagem!
Foi mais um dia prazeroso de aprendizagem!
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