sábado, 31 de dezembro de 2011

Twitter de Márcia Gondim

Acessem:


                                                           http://twitter.com/#!/mragondim



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Carlos Drummond de Andrade

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.
Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. 
A esperança renovada. 
 Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. 
Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas. Mas nada seria suficiente para repassar o que realmente desejo a você. Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, rumo à sua FELICIDADE!” 


domingo, 25 de dezembro de 2011

Momento literário - Maldade - J. G. de Araújo Jorge



Tu podes ser igual a todo o mundo

teres defeitos mais que toda a gente,

- que importa ? se este amor cego e profundo

teima em dizer que te acha diferente !


Para mim (eu que te amo como um louco)

os que falam de ti são línguas más,

- ah ! todo o amor que te dedico é pouco

e é sempre pouco o amor que tu me dás !


Sou a sombra que segue os teus desejos

e aos teus pés, numa oferta extraordinária

a minha alma vendeu-se por teus beijos...


Falam de ti... Escuto-os... Fico mudo...

Quanta maldade cruel, desnecessária

se eu já sei quem tu és... se eu sei de tudo !

(Poema de JG de Araujo Jorge extraído

do livro " AMO ! " 1a edição 1938 )



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Uma homenagem aos amigos-tutores que comigo compartilharam tantos momentos lindos - Belém - PA

Saudades...
Fernando Pessoa
"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos.

Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe...

Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.

Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão?
Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto.. . nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos.

Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.

E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades. ..

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!




Expectativas
Retomada


Paola Aragão, coordenadora de Projetos do CFORM
Vida
Alegria
Cumplicidade
Zeca Pacotinho... Ludicidade
AfetividadeReflexãoSistematização

 Socialização
 Ação
 Reflexão

 Ponta de Pedras
 Trabalho
 Proletrando
 Prazer de aprender
 Amorosidade
 Carinho
 Estudo
 Charme
 Kátia Franca
 Barcarena

Projetos
Cobra Grande
Empoderamento
Parceria
Sensibilidade
Companheirismo

Presentes
Descobertas
Socialização

Gorete, a coordenadora de Belém
Avaliação
Livro da Vida
Reflexão
Construção

Gente linda
Sorrisos
Montagem do livro




   Amizade...
      Encantamento...
          Sensibilidades
                 Despedidas...

                        Com amor....

                              Mar
























































domingo, 18 de dezembro de 2011

Refletindo com Stella Maris Bortoni-Ricardo em Taguatinga


Leitura e Mediação Pedagogica

 
 Reflexão

 Estudo
 Retomada

 Sistematização



 Companheirismo

 Alegria

 Dedicação


Valorização
 Miliane, apoio em todos s momentos

 Respeito

 Stella, nossa madrinha


Aprendizagem
 Atenção

 Prazer de aprender



Despedida
Agradecimentos

"O professor precisa incluir dois componentes: identificação e conscientização da diferenças. Para muitos professores regras do português popular são invisíveis: o professor as tem em seu repertório e não as percebe na linguagem do aluno”, deixando de identificá-las." Bortoni-Ricardo (2005, p. 196)
    "É pedagogicamente incorreto usar a incidência do erro do educando como oportunidade para humilhá-lo. Ao contrário, uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987) (...) está atenta às diferenças entre a cultura dos alunos e a da escola e alerta para encontrar formas efetivas de conscientizar os educandos sobre essas diferenças." (BORTONI-RICARDO, 2005, p. 192) 

 "Quanto ao papel do professor na ratificação do aluno encontramos o processo de “scaffolding” ou “andaimagem” (BORTONI-RICARDO, 2005, p.197): “termo metafórico usado para denominar o processo interativo por meio do qual o professor, como parceiro mais competente, ajuda o aluno a construir seu conhecimento.”


"No processo interativo em sala de aula, a ratificação consiste em tratar o aluno como falante legítimo, que tem fácil acesso ao piso convencional, que é ouvido com atenção e cujas contribuições são bem sucedidas, aprovadas, expandidas no curso da interação."  Bortoni-Ricardo, (2001, p. 83

"Uma pedagogia culturalmente sensível é um tipo de esforço especial empreendido pela escola capaz de reduzir a dificuldade de comunicação entre professores e alunos, desenvolver a confiança e prevenir a Gênese de conflitos que rapidamente ultrapassam a dificuldade comunicativa, transformando em amargas lutas de identidade negativa entre alguns alunos e professores. "Erickson (In: Bortoni-Ricardo, 2001, p. 82):