ANTIGOS | ATUAIS |
· Presença de textos artificiais – “pseudotextos”; · Atividades mecânicas e repetitivas; · Atividades de produção textual associadas a “ideologia do dom”; · Enfoque nos conteúdos da gramática normativa; · Ausência de atividades de oralidade; · Definições gramaticais abstratas; · Aprendizagem passiva de conteúdos; · Os alunos não eram envolvidos em situações concretas de leitura; · Interpretação textual sem desdobramento crítico. | · Apropriação do conceito de letramento; · Presença de diversos gêneros textuais; · Atividades com ênfase em situações concretas de leitura e produção textual; · Reflexão sobre alguns princípios de funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética; · Valorização das variedades dialetais; · Foco na oralidade, leitura e escrita; · Interpretação textual com base na estratégia de inferência; · Visão funcional da língua; · Enfoque gramatical com base no texto. |
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada que surgiu para atender os estados que apresentavam índices críticos de aprendizagem. Tamanho foi seu sucesso que se transformou em uma grande Política Pública Nacional, levando o professor a repensar sua prática:Ação-Reflexão-Ação, dentro da proposta de uma Pedagogia Culturalmente Sensível (Erickson,1987).
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
QUADRO COMPARATIVO : LIVRO DIDÁTICO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário