sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

QUADRO COMPARATIVO : LIVRO DIDÁTICO

 

ANTIGOS
ATUAIS
· Presença de textos artificiais – “pseudotextos”;
· Atividades mecânicas e repetitivas;
· Atividades de produção textual associadas a “ideologia do dom”;
· Enfoque nos conteúdos da gramática normativa;
· Ausência de atividades de oralidade;
· Definições gramaticais abstratas;
· Aprendizagem passiva de conteúdos;
· Os alunos não eram envolvidos em situações concretas de leitura;
· Interpretação textual sem desdobramento crítico.
·    Apropriação do conceito de letramento;
·    Presença de diversos gêneros textuais;
·    Atividades com ênfase em situações concretas de leitura e produção textual;
·    Reflexão sobre alguns princípios de funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética;
·    Valorização das variedades dialetais;
·    Foco na oralidade, leitura e escrita;
·    Interpretação textual com base na estratégia de inferência;
·    Visão funcional da língua;
·    Enfoque gramatical com base no texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário