domingo, 18 de dezembro de 2011

Refletindo com Stella Maris Bortoni-Ricardo em Taguatinga


Leitura e Mediação Pedagogica

 
 Reflexão

 Estudo
 Retomada

 Sistematização



 Companheirismo

 Alegria

 Dedicação


Valorização
 Miliane, apoio em todos s momentos

 Respeito

 Stella, nossa madrinha


Aprendizagem
 Atenção

 Prazer de aprender



Despedida
Agradecimentos

"O professor precisa incluir dois componentes: identificação e conscientização da diferenças. Para muitos professores regras do português popular são invisíveis: o professor as tem em seu repertório e não as percebe na linguagem do aluno”, deixando de identificá-las." Bortoni-Ricardo (2005, p. 196)
    "É pedagogicamente incorreto usar a incidência do erro do educando como oportunidade para humilhá-lo. Ao contrário, uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987) (...) está atenta às diferenças entre a cultura dos alunos e a da escola e alerta para encontrar formas efetivas de conscientizar os educandos sobre essas diferenças." (BORTONI-RICARDO, 2005, p. 192) 

 "Quanto ao papel do professor na ratificação do aluno encontramos o processo de “scaffolding” ou “andaimagem” (BORTONI-RICARDO, 2005, p.197): “termo metafórico usado para denominar o processo interativo por meio do qual o professor, como parceiro mais competente, ajuda o aluno a construir seu conhecimento.”


"No processo interativo em sala de aula, a ratificação consiste em tratar o aluno como falante legítimo, que tem fácil acesso ao piso convencional, que é ouvido com atenção e cujas contribuições são bem sucedidas, aprovadas, expandidas no curso da interação."  Bortoni-Ricardo, (2001, p. 83

"Uma pedagogia culturalmente sensível é um tipo de esforço especial empreendido pela escola capaz de reduzir a dificuldade de comunicação entre professores e alunos, desenvolver a confiança e prevenir a Gênese de conflitos que rapidamente ultrapassam a dificuldade comunicativa, transformando em amargas lutas de identidade negativa entre alguns alunos e professores. "Erickson (In: Bortoni-Ricardo, 2001, p. 82):

2 comentários:

  1. Querida Mar,
    Foi uma oportunidade impar poder participar com vocês do evento de encerramento do pro em Taguatinga, oportunidade na qual pude aprender mais um pouco com a nossa amada profa. Stella Maris. Parabéns a tod@s, obrigada pela acolhida e um Natal e um Ano Novo repletos de realizações.

    Beijo no coração!

    Mili.

    ResponderExcluir
  2. Querida Mili,
    Obrigada por ser minha amiga e companheira. Por ter compartilhado comigo tantos sonhos e tantas aprendizagens nesse programa. Obrigada por ter feito parte da história de minha vida!
    Com amor
    A amiga, a irmã camarada...
    Mar

    ResponderExcluir