1. Apresentação da proposta
Apresentar, planejar e organizar as atividades junto com os alunos e combinar as regras.
2. Partir do conhecimento prévio dos alunos
Investigar o que os alunos sabem sobre o tema e sobre o gênero a ser trabalhado.
3. Ampliação do repertório
Favorecer o contato com o gênero a ser trabalhado.
4. Produção do texto inicial
Avaliar o que o aluno já sabe e quais aspectos do gênero que não conhece, com a finalidade de identificar os pontos que precisam ser trabalhados.
Buscar informações sobre o tema que será abordado no texto a ser produzido.
5. Organização e sistematização do conhecimento
Refletir sobre os usos e funções do gênero em questão na nossa sociedade.
Identificar os elementos da situação de produção: quem escreve, para quem ler, com que finalidade, para circular em que espaço.
Destacar elementos e marcas lingüísticas características do gênero (exemplo: expressões articuladoras, classe de palavras usadas, tempo verbal, discurso indireto ou direto, etc.).
6. Produção coletiva
Ensaio geral com o objetivo de ajudar os alunos a transpor o discurso oral para o escrito.
Apontar os problemas do texto e meios para superá-los.
7. Produção individual
Produzir um texto a partir das informações coletadas nas pesquisas e dos conhecimentos aprendidos sobre os aspectos próprios do gênero.
8. Revisão e reescrita
Aprimorar o texto produzido.
Concluindo, podemos dizer que é necessário ter-se atividade prévia de leitura, pesquisa, palestra, filme, passeio, debate, etc.; discussão do tema e orientação do professor para o desenvolvimento do trabalho antes da escrita. A produção escrita deve ser vista como construção de um conhecimento e um ponto de interação e deve ser lida e reescrita.
[i] GOMES, Paula. Oficina de produção de textos – Narração. Laboratório de Estudos e Pesquisa em Processos de Aprendizagem e Escolarização – LEPPAE - FE/UnB. Brasília, Set. 2009.
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