sexta-feira, 6 de maio de 2011

Diário de Bordo: A visão do professor Cursista: Lindas reflexões! Contribuição da professora Margareth - Escola Classe Incra 06 de Brazlândia

                               
Diário de Bordo
DIA: 28/04/2011
Quebra-gelo:Em círculo, a mediadora explicou a dinâmica de apresentação: cada aluno deveria falar seu nome e escolher um gesto que lhe representasse. Ao final, cantamos uma música parabenizando a todos pela apresentação.
A professora Tania leu o relato do diário de bordo para todos os colegas.
Em seguida, a professora cantou uma música e utilizando o data-show apresentou a história: Miguel de Tony Bradman e Tony Ross.
Após observar as imagens e fazermos inferências sobre as mesmas, fomos convidados a ouvir a história de Miguel para verificarmos as reflexões realizadas. O  personagem principal,Miguel surpreendeu a todos da escola em que estudava, pois todos achavam que ele era o pior aluno da escola e já tinham desistido dele. Porém, ele era um gênio, contrariando todas as expectativas.
Depois das discussões sobre a história, suas aplicabilidades em nossa prática escolar pontuaram a relação da história de Miguel, com o filme: Como estrelas na Terra toda criança é especial.
 Fizemos a dinâmica dos balões, com perguntas dentro e ao som da música brincamos muito. Ao estourarmos os balões, nos reunimos em grupo para responder as perguntas a respeito da importância da formação continuada dos professores, da relação do filme e da história de Miguel no nosso contexto escolar. Comentamos sobre a dislexia e nossa falta de conhecimento sobre o assunto, o que pode  prejudicar nosso trabalho pedagógico.
Durante as discussões, ocorreu algo imprevisível, tivemos um momento muito emocionante, onde vários colegas relataram suas experiências, seus erros e acertos. Todos se comoveram e se sensibilizaram com os fatos relatados.
            Trabalhamos a importância da consciência fonológica para nossos alunos através de relatos e da musicalidade. Formamos até um lindo coral. Acredita?
            Como nós somos chiques, utilizando o data-show, estudamos o histórico do letramento e seu maior objetivo que é sanar as dificuldades relacionadas ao letramento e numeramento. Ressaltando também a importância de trabalhar a competência comunicativa em nossas crianças.
Finalizamos com a poesia de Rubem Alves – As tarefas da Educação.
Entrou por uma porta e saiu por outra. Quem quiser que conte outra.

Margareth - Escola Classe Incra 06 de Brazlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário