Escrito por Stella Bortoni Sex, 13 de Maio de 2011 14:35
Os alunos têm de saber que a variante "Nóis pega o pexe" ñ será bem recebida se for usada em contexto onde se espera ouvir "Nós pegamos ..."
Este é um dos tweets que postei a respeito da entrevista que acabei de dar à CBN sobre como tratar a questão da variação linguística em sala de aula, a propósito de livro distribuído pelo MEC.
Como vocês sabem, sou favorável à discussão da variação linguística na escola, mas insisto em que é preciso que professores e alunos estejam bem informados sobre o valor sociossimbólico das variantes, ou seja, quando falamos temos de levar em conta as expectativas de nossos interlocutores. "Nóis pega o pexe" é uma forma adequada na situação de fala em que ela for bem recebida pelos nossos ouvintes. Se eles têm a expectativa de ouvir "Nós pegamos o pexe ( ou peixe), então devemos usar essa segunda variante. Os alunos precisam saber disso para circular com desenvoltura em qualquer ambiente e desempenhar com segurança qualquer papel social que se apresentar a eles. Isso é parte de sua competência comunicativa. Não conheço ainda o teor do texto distribuído pelo MEC, mas quero crer que a questão das variantes estigmatizadas esteja bem apresentada, pois existe vasta literatura técnica no Brasil sobre o tema.
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