A semana foi de muitas aprendizagens. Encontrei as turmas muito animadas com o curso e com grande receptividade. Iniciamos os encontros com a dinâmica: “Jardim das Flores”, em que foi possível refletir sobre diferenças, ludicidade, acolhida, trabalho em grupo e parcerias. Em seguida realizamos a leitura do “Diário de Bordo”: refletimos sobre a importância do registro. Sistematizamos conhecimentos. Retomamos conceitos e aprendizagens. A Literatura Infantil escolhida foi “Galileu Leu”, em que foi possível refletir sobre alfabetização, letramento, função social da escola e práticas letradas. "Galileu Leu" é uma história que nos encanta! É a história de um menininho que tinha dificuldades para ler em função da falta de contextualização da escola. A escola parecia tão distante da realidade de sua vida, de seus sonhos e aspirações! A história de “Galileu” foi comparada pelos professores cursistas com a história de “Miguel” e de “Ishaan”. Logo após, fizemos uma representação de conceitos com as palavras: "Alfabetização e Letramento". Montamos um mural, que ficou muito interessante! Refletimos sobre conhecimentos previamente construídos. Para refletirmos sobre os conceitos estudados (Alfabetização e Letramento), assistimos ao vídeo da TV Escola - "Salto Para o Futuro", n° 33, volume 1: “Alfabetização e Letramento" com a participação de Magda Soares e Antônio Carlos Batista (do CEALE - EFMG) e Vera Masagão Ribeiro (da Ação Educativa). Realizamos uma leitura compartilhada com o texto: "Alfabetização e Letramento: Caminhos e descaminhos", de Magda Soares. Assistimos ao vídeo "O que é Letramento"? (de Kate M. Chong, estudante Norte Americana, 1996). Ela nos mostrou que "Letramento não é Alfabetização, é prazer, é lazer. É informar-se através da leitura, é usar a leitura para seguir instrução, é ler histórias que nos levam a lugares desconhecidos, é usar a leitura para orientar-se no mundo, é descobrir-se a si mesmo pela leitura e pela escrita".
Retomamos o painel de conceitos e reelaboramos:
Retomamos o painel de conceitos e reelaboramos:
ALFABETIZAÇAO | LETRAMENTO | ALFABETIZAR LETRANDO |
Codificação e decodificação dos códigos da escrita. | Uso social da Língua Escrita |
Terminamos os encontros com um desafio (para ser socializado no próximo encontro): “Como está minha prática? As atividades em minha sala de aula estão voltadas para Alfabetização ou para o letramento? Ou eu já estou trabalhando na perspectiva de “ALFABETIZAR LETRANDO”?
Foram mais alguns momentos privilegiados de aprendizagem! E mais uma vez ampliei meus graus de Letramento! Mais uma página em meu currículo de vida! Sai dos encontros melhor do que quando cheguei. E principalmente, agradecida a Deus pelas bênçãos dessa oportunidade de trabalho!
Ludicidade...
Diário de Bordo...Reflexão...
Aprendizagem...
Construção...
Reconceitualização...
Parceria...
Amizade...
Pé de pinto,
Pé de pato,
Quem quiser conta mais quatro...
Pé de pato,
Pé de pinto,
Quem quiser conta mais cinco...
E entrou por uma porta e saiu pela outra...
Quem quiser que conte outra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário