domingo, 1 de maio de 2011

Memórias 3 - Refletindo sobre a Pedagogia Culturalmente Sensível e o Sujeito que está na escola - 26/04 e 28/04


                                                                         

Iniciamos o encontro com a dinâmica dos gestos. A dinâmica dos gestos consiste em  que cada pessoa, ao se apresentar,   expresse seu nome com um gesto  que a simbolize.  Com essa atividade foi possível  refletir sobre a Linguagem Gestal e as diversas linguagens. Em seguida  trabalhamos com Literatura Infantil. Refletimos sobre a História do “Miguel”, a questão das diferenças, a função social da escola, o papel do professor e a “Pedagogia Sensível”.
No grande grupo brincamos com balões. Cada balão tinha uma pergunta baseada no filme: “Como estrelas, na terra toda criança é especial." Quando os balões estouraram nos dividimos em pequenos grupos. Em seguida fizemos a socialização de experiências. Refletimos sobre História de vida, dislexia, avaliação, oralidade, alfabetização, papel do professor, intencionalidade didática, papel mediador do professor, aprendizagem significativa, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem.
Sistematizamos conhecimentos repensando “o sujeito que está na escola”,  a função da escola e do professor. Abrimos espaços para as discussões sobre competência comunicativa; competência lingüística; perfil linguistico; cultural; social; práticas de letramento; sistema de interação verbal; discurso oral e escrito e as quatro competências básicas: ouvir, falar, ler e escrever com proficiência. Refletimos também sobre língua e linguagem.
Concluímos que  Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação e de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual,etc.
Concluimos ainda , que,  não se deve confundir os conceitos de linguagem e de língua. Enquanto aquela (linguagem) diz respeito à capacidade ou faculdade de exercitar a comunicação, latente ou em ação ou exercício, esta última (língua ou idioma) refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).
Encerramos o dia com a  poeticidade de Rubem Alves: “As tarefas da educação. ”  Um belo texto que nos fez refletir sobre as ferramentas que carregamos na mão esquerda e na mão direita.   Pois para ele “... O corpo carrega duas caixas. Na mão direita, mão da destreza e do trabalho, ele leva uma caixa de ferramentas. E na mão esquerda, mão do coração, ele leva uma caixa de brinquedos.” (...) “Mas há uma outra caixa, na mão esquerda, a mão do coração. Essa caixa está cheia de coisas que não servem para nada. Inúteis.  Lá estão um livro de poemas da Cecília Meireles, a "Valsinha" de Chico Buarque, um cheiro de jasmim, um quadro de Monet, um vento no rosto, uma sonata de Mozart, o riso de uma criança, um saco de bolas de gude...  Coisas inúteis. E, no entanto, elas nos fazem sorrir. E não é para isso que se educa? Para que nossos filhos saibam sorrir? Na próxima vez, a gente abre a caixa dos brinquedos..."
E a   História de Ishaan Awasthi nos faz desejar abrir a caixa de brinquedos...
                    

Nossos Momentos...












2 comentários:

  1. Um filme passa agora na minha cabeça...
    O Pró-letramento, sem sombra de dúvida, Márcia, contribui de forma revolucionária na educação deste país.
    Parabéns aos cursistas por terem você por aí.
    Parabéns a vc por continuar firme e forte na linda festa da aprendizagem: O Pró.
    Bjão, cheio de Saudade.

    Jocelmo, do Maranhão.

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  2. Querido,
    Tudo o que construímos juntos está guardado aqui em meu coração... Em tudo, a certeza do quanto aprendemos juntos. E como fomos felizes! O mais bonito de tudo: o lindo afeto que nos une!!! Obrigada por fazer parte de minha vida!
    bjs no coração
    Mar

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