segunda-feira, 23 de maio de 2011

Memórias 5 - 17 e 19/05: O olhar da tutora

 Iniciamos os encontros com muitas expectativas. Sempre busco tornar os encontros prazerosos, acolhendo os professores e as professoras, ouvindo-as, desenvolvendo assim uma escuta sensível por meio de uma Pedagogia Culturalmente Sensível, procurando vivenciar através de minha prática a teoria de Erickson (1987). Pois, segundo esse  autor:
Uma pedagogia culturalmente sensível é um tipo de esforço especial empreendido pela escola capaz de reduzir a dificuldade de comunicação entre professores e alunos, desenvolver a confiança e prevenir a Gênese de conflitos que rapidamente ultrapassam a dificuldade comunicativa, transformando em amargas lutas de identidade negativa entre alguns alunos e professores. (In: Bortoni-Ricardo, 2001, p. 82):
Nossas atividades prosseguiram com a dinâmica: “Morador e casa” (também chamada de terremoto). A dinâmica tinha por objetivo refletir acerca da função social da escola e do papel do professor, em que se torna necessário, por meio da formação continuada, um (re)olhar sobre a construção de nossos conceitos, pois é preciso que estejamos  abertos a outras descobertas ,   novas teorias e aprendizagens, saindo de “nossa zona de conforto”. Em seguida passamos a leitura do Diário de Bordo que tem por objetivo registrar, retomar, sistematizar e avaliar os conceitos construídos. Nos deliciamos com a leitura de “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha, em que foi possível refletir sobre alfabetização , letramento e alfabetizar-letrando ou letrar-alfabetizando. Trabalhamos, ainda com a frase “Ivo viu a uva”, Registramos ainda conhecimentos prévios através de uma tempestade de idéias e montamos um painel. Lemos o texto de Frei Beto sobre Paulo Freire: “Da leitura da palavra a leitura de mundo”. Voltamos ao painel e registramos nossos novos olhares acerca da frase: “Ivo viu a uva”. Na prática fizemos uma releitura sobre a frase, ampliando nosso olhar para novas abordagens. Assistimos ao vídeo: “Vida Maria”, em que foi possível refletir sobre práticas de letramento e ascensão social. Enfim fizemos a sistematização do fascículo por meio do Power point : “Alfabetização e letramento”, amparados na teoria de Magda Soares e dos autores do fascículo 1, representantes do CEALE. Fechamos o encontro com o vídeo: “Sons do silêncio, Ana encanta” em que foi possível observar uma criança que para mim é letrada sem ser alfabetizada, pois essa criança conviveu diretamente com o Projeto “A vez da voz”. Em algumas turmas ainda foi possível concluir com a Literatura do Projeto com a leitura do Power point  “Os sons do silêncio”.confirmando a teoria de Bortoni-Ricardo:
O termo letramento é geralmente empregado para indicar um acervo cultural preservado por meio da escrita. Podemos usar o termo letramento, no plural, ou nos referir a culturas de letramento para preservar a idéia de que não existe só uma cultura de letramento. Nas comunidades sociais convivem culturas de letramento associadas a diferentes atividades: religiosas, científicas, profissionais, etc. Também existem manifestações culturais letradas associadas à cultura popular, como a literatura de cordel, por exemplo. (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 24)  
Ao final do encontro lançamos uma questão: Qual a concepção de língua que permeia a minha prática: A língua como estrutura, como comunicação ou eu já consigo trabalhar na vertente da língua como interação social? Minha prática está mais voltada para Alfabetização, para o letramento, ou eu já consigo alfabetizar-letrando, ou letrar-alfabetizando? Combinamos uma socialização de experiências para o próximo encontro. Ficamos ansiosos para prestigiar a socialização. Sei que encontraremos muitas práticas lindas.
Na turma de quinta feira no período vespertino fomos agraciados com a apresentação do trabalho da linda professora Rita Nazaret Carlos Silva sobre dislexia, que nos remeteu a história de Ishann no filme: “Como estrelas, na terra toda criança é especial”. Mais um momento privilegiado de aprendizagem!

Reflexão.

 Ludicidade

Parceria


 Aprendizagem


Harmonia

 Alegria

Vida



Conhecimento



Letramento



 Agradecimento

Sensibilidade



 Encantamento

Formação


Educação


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