Meu caro amigo professor
Solicito sua empatia
Para relatar o encontro anterior
Em forma de poesia.
Para começar nossa aula
E torná-la mais atraente
A primeira atividade
Falava dos carinhos quentes.
A tutora Márcia contou
A história de um menininho
Que depois de muito guardar
Voltou a distribuir seus floquinhos.
Logo em seguida a colega Eli
Leu seu contagiante relato
Está nesse diário de bordo
E é maravilhoso de fato.
Ao final de sua leitura
Ainda nos fez um carinho
Trabalhando os gêneros textuais
Entregou à todas um mimo.
E por falar em gêneros textuais
Assistimos a um vídeo “daqueles”
Falava para os professores
O que são e como trabalhar com eles.
Aprendemos que os gêneros textuais
Secundários ou primários podem ser
E devem sempre ser escolhidos
Pelos interesses e capacidades para ler e escrever.
No momento de estudarmos o quadro
Bateu aquela canseira
E a professora sempre animada cantou
“O macaquinho subiu lá no pé da bananeira”
Com os ânimos renovados vimos
A apropriação do sistema de escrita
E percebemos que alguns objetivos
Não podem ser perdidos de vista.
Que a criança precisa adquirir
A consciência fonológica
E assim a ortografia com reflexão
Adquire sentido e lógica.
Compreender diferenças entre escrita alfabética
E outras formas de expressão
Torna o aluno capaz
De ler e escrever com intenção.
Algumas atividades práticas
E jogos para computador
Podem auxiliar ao estudante
E também ao professor
Para finalizar o encontro
Aprendemos uma receita de alfabetização:
Para letrarmos uma criança
Basta ensiná-la com o coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário