terça-feira, 21 de junho de 2011

Diário de Bordo: Uma contribuição da professora Elissandra - EC 16 de Taguatinga - DRET

Taguatinga, 7 de junho de 2011.

        Querido leitor,
        Esta história toma o espaço de uma carta para lhe contar as notícias de um encontro semanal que traz um recado importante para todos os que ainda se encantam com a magia do ensinar e do aprender.
        Espero que o anúncio a ser dado, mais que o limite de um simples bilhete, lhe traga as instruções necessárias para alfabetizar letrando.
Envolvida pela fantástica narrativa, não de uma propaganda enganosa, mas de uma argumentação clara e objetiva que busca lhe ajudar a escrever um novo capítulo no cenário educacional, vamos juntos nos deleitar em mais uma aventura do Proletrando em Taguatinga.


“Era uma vez um lugar encantador no qual se encontravam pessoas encantadoras com um coração imenso, cheio de poção mágica e dispostas a partilhar um pouco de si, e ansiosas para levar um pouco do outro.
Nesse lugar encantador, essas pessoas encantadoras plantaram suas sementinhas e com muita expectativa aguardavam o romper de uma pequena raiz.
Enquanto esperavam sua plantinha brotar, pararam um pouco e se puseram a pensar no que significava “Alfabetizar em contextos letrados”.
Sentaram-se em roda e, por um breve momento, assistiram, atenciosas, a um bate-papo gostoso com Telma Weiss sobre Alfabetizar e Letramento.
Não havia receita pronta, mas segue alguns ingredientes, em forma de dicas relevantes, para quem quiser fazer um Alfaboletrando.
Alfaboletrando

Ingredientes:
1 xícara da capacidade de diferenciar alfabetização de letramento
2 colheres (de sopa) cheia de clareza quanto aos aspectos pertinentes ao contexto alfabetizador
1 litro de ousadia para tornar a sala de aula num ambiente alfaletrador
1 dúzia de recursos variados que possibilitem a prática da leitura e da escrita de modo funcional

Modo de fazer
Misture a xícara da capacidade com as colheres da clareza. Mexa delicadamente, em fogo brando, para não grudar no fundo da panela e nem encaroçar.
Espere esfriar. Veja se a consistência ficou com a aparência de um creme firme e homogêneo.
Remova delicadamente a película que se formou sobre o creme, depois de frio, e acrescente o litro de ousadia. Misture alternando movimentos suaves e rápidos. Tenha cuidado para não deixar o creme com a consistência de sopa rala e sem sabor.
Despeje a mistura num fantástico refratário e cubra com a dúzia de recursos variados.
Serve muitas porções.

Dica: Os recursos variados podem ser poemas, poesias, trava-línguas, contos de fada, notícias de jornal, bilhete, recado, encartes diversos, panfletos, letras de música, obras literárias, textos científicos, bulas, receituário médico, letras, sílabas, palavras etc.

Depois de se deliciarem com tão saborosa receita, as pessoas encantadoras desse lugar encantado puderam, numa busca teórica, encontrar indicações práticas que lhes ajudariam ainda mais a enriquecer o seu Alfaboletrando.
Dependurado, num cordel virtual, encontraram um cardápio requintado com sugestivos pratos de entrada, prato principal e sobremesas. Alguns eram tão requisitados que foram servidos na entrada, como prato principal e até mesmo comidos como sobremesa, dependendo apenas da clientela.

Não perca!
Somente entre os meses de abril e novembro deste ano, o Proletrando em Taguatinga estará com uma oferta especial para os clientes VIP (Very important people) que quiserem degustar seu Cardápio exclusivo de delícias, o Manjar Alfalet.


CARDÁPIO


Pratos
Entrada
(I)
Principal
(T/C)
Sobremesa
(R)
Cliente
1º ano
2º ano
3º ano
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade
(I/T/C)
(T/C)
(T/C)
Conhecer os usos e funções sociais da escrita
(I/T/C)
(T/C)
(T/C)
Conhecer os usos da escrita na cultura escolar
(I/T/C)
T
R
Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar:
(I/T/C)
T
R
     Prato especial servido com dois acompanhamentos extras
·         Saber usar objetos de escrita presentes na cultura escolar
(I/T/C)
T
R
·         Desenvolver capacidades específicas para escrever
(I/T/C)
T
R


               
        Terminada a cumelança que mais parecia, uai, um arraiá di letras, palavras, textos e contextos, as pessoas encantadoras si imbrearam nua divirtida leitura cum cuelho arretado di espertu que si chamava Felpo Filva.
            Nos sióra, cumu li escrivinhava bein!
            Histórias à parte e comilança também, as pessoas encantadoras, desse lugar encantador, voltaram ao seu campo e encontraram lindas plantinhas que levaram para suas casas com a promessa de que as trarão, para os próximos encontros encantadores, cheias de lindos frutos.

Com carinho, Eli.

Para maiores informações:
Consultar proletrandoemtaguatinga.blogspot.com.br ou pessoalmente no lugar encantador onde se reúnem as pessoas encantadoras. Segue mapa do lugar encantador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário