terça-feira, 28 de junho de 2011

Márcia Franco de Almeida - Psicopedagoga da EC 404 – Recanto das Emas

Encontro do dia 21/06/2011


Para bem começar o encontro fomos saudados um a um pela professora com sorridentes: “- Bom dia flor do dia!”
Assim que a maioria dos cursistas chegou assistimos uma sequência de slides onde para cada situação de desânimo em relação as dificuldades verificadas em nossos alunos e profissão era dada uma resposta com trechos de músicas animadas. Muito, muito legal!
Antes de introduzir o livro do dia, a cursista Maria Salete leu o diário de bordo. A historinha de hoje foi "Felpo Filva" da autora Eva Furnari. Ao introduzi-lo Márcia nos levou a refletir sobre a importância das crianças  analisarem a capa a fim de fazerem inferências orais acerca das pistas visuais que esta fornece. Salientou que ao final da história vale conferir que hipóteses estavam corretas. O livro apresenta vários gêneros textuais de forma lúdica e engraçada como: narrativa, manual de uso, carta com poema, telegrama, bula, fábula, conto de fada, receita, lista, cartão postal e cifras fazendo com que o leitor entre em contato com diversas funções da escrita.
Vale ressaltar que com esse livro podemos trabalhar as diferenças, pois o coelho Felpo tinha uma orelha maior que a outra, sofria de orelite tremulosa, era neurótico e mesmo assim era um escritor e poeta famoso que ao final da história se casa com sua admiradora Charlô.
Após discussões sobre o livro conhecemos e opinamos sobre o tema do fascículo: As capacidades lingüísticas da alfabetização-leitura (quadro 3 da pág. 40). E para finalizar Márcia leu para nós o poema de sua autoria entitulado “A criancinha e a Tia” em homenagem aos alunos da EC 50 de Taguatinga ano de 2006.
Deixo aqui meu singelo relato.
Márcia Franco de Almeida
Psicopedagoga da EC 404 – Recanto das Emas

Nenhum comentário:

Postar um comentário