terça-feira, 7 de junho de 2011

O olhar da professora cursista: Diário de Bordo - Cordel Proletrado - Ana Paula Rodrigues – CEF 306 do Recanto das Emas


                    Utilizei a xilogravura de   J. Borges para ilustrar nossa capa

Em 19 de maio
Nosso encontro começou
Com uma brincadeira alegre
Que a todos contagiou
Foi a dinâmica da casa,
terremoto e morador.



A nossa colega Rita
Mostrando  boa vontade
Falou da dislexia
Com muita propriedade
E nos chamou atenção
Pra essa realidade.

Depois disso a professora
Leu uma história pra gente
Do menino que aprendeu
As letras rapidamente
Antes o mundo era bagunçado
Mas agora é diferente.

A  leitura e a escrita
Fazem mesmo a diferença
Na vida de qualquer um
Tenha abundância ou carência
Por isso é tão importante
 Ensinar com consciência.

Alfabetizar letrando
É a forma mais pertinente
Interpretar o que Lê,
Escrever bem é urgente,
É nossa responsabilidade
Mudar os índices recentes.

Já na “Leitura de Mundo”
 Frei Betto relembrou
Da  já extinta cartilha
E de Paulo Freire falou
E o Ivo viu a uva
Mas foi a que ele plantou.

No duelo de tubarões
Houve grande discussão
A respeito do ensino
Profissionalizante ou não
Os colegas debateram
E todos ali aprenderam
E ampliaram a visão

Maria vive o dilema
Trabalho ou educação?
Abandona os estudos
Porque não tem condição
Cresce enquanto trabalha
Envelhece na opressão.

E Paulo Freire já disse
Que não há outro caminho
Ensinar enquanto aprende
Com consciência e carinho
Os homens juntos se educam
Ninguém se educa sozinho.

A menininha  do vídeo
Fez leitura das gravuras
Não era alfabetizada
Mas tinha desenvoltura
Mostrou que a imaginação
É precursora da leitura.

 O cordel é expressão
 Da cultura popular,
Trazido pelos colonos
Aqui ganhou seu lugar
É um recurso didático,
Além lúdico é prático,
 É só experimentar.

Ana Paula Rodrigues – CEF 306 do Recanto  das Emas



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