Mais uma vez tivemos um encontro maravilhoso!
Iniciamos os encontros com a dinâmica: ‘Floquinhos de carinho”. Refletimos sobre a importância da acolhida, da afetividade, de uma “Pedagogia Culturalmente Sensível”. Apreciamos o relato das professoras cursistas com o "Diário de Bordo". Por meio dos trabalho com o "Diário de Bordo" estamos vivenciando atividades com diferentes gêneros textuais.
Esta semana as professoras cursistas apresentaram o "Diário de Bordo" através de acróstico, notícias, quadrinhos, Cordel, relatos. Nossos Diários estão ficando “super”!
Esta semana as professoras cursistas apresentaram o "Diário de Bordo" através de acróstico, notícias, quadrinhos, Cordel, relatos. Nossos Diários estão ficando “super”!
Assistimos ao vídeo: “Gêneros textuais” do programa “Escrevendo o Futuro” do Banco Itaú, em que foi possível refletir sobre gêneros primários e secundários.
Em seguida passamos a trabalhar com o Eixo: “Apropriação do sistema de Escrita”.
Sistematizando o fascículo 1 – unidade 2
Eixo : Apropriação do sistema de Escrita:
“... os três anos iniciais da Educação Fundamental não esgotam as capacidades lingüísticas e comunicativas, que se desenvolvem ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social.”
Conhecimentos, capacidades e titudes
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação)
Ø Levar as crianças a distinguir entre
ü Letras e desenhos
ü Letras e rabiscos
ü Letras e números
ü Letras e símbolos
Ø Através de : exploração em livros, revistas, outros impressos, das diferenças gráficas entre o texto escrito e o desenho, entre escrita alfabética e os ícones e sinais.
Ø Distinção entre letras e números: exploração de calendários, listas telefônicas, folhetos.
Dominar convenções gráficas
Ø Dois tipos básicos de convenção gráfica:
ü (i) nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita;
ü (ii) há convenções para indicar a delimitação de palavras (espaços em branco ) e frases (pontuação).
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
Ø Direção da leitura da esquerda para a direita, de cima para baixo (seqüência das letras nas palavras e das palavras nas frases).
Ø Obedece ordem de alinhamento: frente e verso d afolha de papel, escreve-se dentro das margens a partir da margem esquerda.
Ø Ler em voz alta para a criança apontando com o dedo ou com uma régua.
Ø Avanço tecnológico: necessidades sociais de comunicação: surgimento de alguns gêneros de textos que modificam a orientação convencional.
(ii) Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase
Ø Fala e escrita: seqüência linear (som, depois do som, letra depois de letra, palavra depois de palavra, frase depois de frase)
Ø Um dos pontos fundamentais no início do processo de alfabetização: linearidade acontece de maneira diferente na fala e na escrita.
Ø Delimitação das palavras por espaços em branco, delimitação das frases por sinais de pontuação, delimitação de conjunto de frases por paragrafação: convenções sociais que precisam ser ensinadas e aprendidas na escola.
Reconhecer unidade fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras
Ø Criar condições e que as crianças prestem atenção à pauta sonora da língua e operem ludicamente com unidades do sistema fonológico (sílabas, rimas, começos e finais de palavras).
Ø Cantigas de roda, jogos com palavras, língua do “Pê”, trava línguas, rimas, aliterações e assonâncias.
ü Aliteração: repetição de um fonema em numa frase ou palavra (“quem com ferro fere, com ferro será ferido”)
ü Assonância: uma espécie de rima em que não há identidade entre os traços fônicos do final das palavras (‘Belo, belo, belo/ tenho tudo quanto quero” – Manuel Bandeira)
Conhecer o alfabeto
ü Identificar e saber os nomes das letras.
ü Perceber que cada letra tem pelo menos um “som” que a representa.
Compreender a categorização gráfica e funcional das letras
Ø Letras variam na forma gráfica: (padrões estéticos: caixa alta, cursiva, maiúscula e minúscula)
Ø Letras variam no valor funcional: ( letras desempenham determinada função no sistema, que é preencher um determinado lugar na escrita de palavras – que letras devem ser usadas e em que ordem- mesmo variando graficamente as letras têm valores funcionais fixados pela história do alfabeto, e pela organização das palavras em cada língua)
Ø Atividades com letras, jogos, bingos, palavras, crachás, etiquetas, listas, textos significativos.
Ø Em relação ao que é regular, é importante o professor não dar as regras prontas. Se o aluno reflete e descobre qual é a regra que tem por trás da de uma palavra, vai estar em melhor condição para usar aquela regra, ao escrever outras palavras.
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras(caixa alta e cursiva)
Ø Trabalho inicial com letra caixa alta (maior facilidade de visualizar e escrever).
Ø Favorecer o contato com outros tipos de letras.
Ø Atentar para o momento mais adequado para apresentarem sistematicamente letras minúsculas e cursivas.
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
Ø Nem todos os sistemas humanos de escrita grafam os sons da língua falada (símbolos da escrita chinesa: ideográficos – idéias, conceitos) e ( escrita japonesa: sinais que representam sílabas)
Ø Nosso sistema de escrita: alfabético cada som por uma letras. Cada grafema por um fonema.
Ø Importância da professora o professor conhecer as hipóteses de construção da escrita da criança.
Ø Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita: relação letra/som- Dominar relações entre grafemas e fonemas grafema/fonema)
Ø Fonemas: representados por grafemas na escrita. Entidades elementares da estrutura fonológica da língua, que se manifestam nas unidades sonoras mínimas da fala.
Ø Grafemas: são letras ou grupos de letras, entidades visíveis e isoláveis(a,b,c,d,qu,rr,ss,lh,nh,)
Ø Nem sempre a relação entre fonema e grafemas equivale a uma única correspondência .
Ø Importância da produção espontânea de textos.
Ø Dominar a relação grafema/fonema: construção de uma ortografia reflexiva
(i) Dominar regularidades ortográficas
Ø Grafemas cujo valor é independente do contexto: considerando as consoantes: C,G,H,M,N,R,S,X,Z.
Ø Quanto a posição: L,H,e dígrafos: CH,LH,NH,R,S
Ø Letra H não tem valor sonoro no início da palavra: compõe valores diferentes os grafemas: CH,LH,NH
Ø S e R: dois valores diferentes definidos no início da (rato, sapo) palavra ou entre vogais (caro, casa)
Ø Regularidades ortográficas que dependem do contexto:
ü C (antes de A,O,U- (som de /K/) ou E,I (som/s/)
ü G (diante de A,O, U; corresponde a /g/ e diante de E,I corresponde a /j/
Como trabalhar o que é regular e o que é irregular?
Quanto ao que não tem regra e precisa ser memorizado, o professor vai precisar dosar: os alunos não vão aprender tudo o que tem o som de "s", no português, de uma vez, porque isso é impossível. Há muitas formas de se escrever esse som e há muitas palavras desnecessárias. Então, nesse caso, o professor deve trabalhar com listas, com memorização, mas daquilo que, de fato, é usado no dia-a-dia da escrita dos alunos.
Em relação ao que é regular, é importante o professor não dar as regras prontas. Se o aluno reflete e descobre qual é a regra que tem por trás da de uma palavra, vai estar em melhor condição para usar aquela regra, ao escrever outras palavras.
Considerando as vogais
ü Sete vogais orais
ü Cinco vogais nasalisadas
ü Fonemas /i/ e /u/ átonos que vêm em final de palavra: grafados com E e O (vale, bolo)
ü Quando essas vogais são tônicas: grafadas com E e O (cabelo, panela, cachorro, cartola, metro, mesa, moda, morro)
ü Quando essas vogais são átonas e ocupam posição final : pronunciadas com [i] ou [u]- e grafadas com E ou O : (alicate, maluco)
Considerando a morfologia
ü Compreensão de como são formadas as palavras, ao longo da história
ü Sufixo: EZA: beleza, pobreza, riqueza, tristeza (escrito com z)
ü Sufixo EZ: rapidez, gravidez, escassez (escrito com z)
ü Terminação de todos os verbos( imperfeito do subjuntivo) : SSE: (tivesse, quisesse, lavasse, brincasse, vendesse, sorrisse, saísse)
ü Ditongos finais /ew/, /iw/ /ow/ (escritos ora com U , ora com L (gol,/pegou,anel/céu,Brasil/partiu , Ø Contextos idênticos representados por diferentes grafemas.
(ii) Dominar irregularidades ortográficas
ØContextos idênticos representados por diferentes grafemas
(ii) Dominar irregularidades ortográficas
ØContextos idênticos representados por diferentes grafemas
Ø Mesmo grafema, em contextos idênticos pode corresponder a diferentes fonemas.
Ø Um fonema, vários grafemas: S (sapo, segredo, sina, sopapo, subida)
Ø diante de /e/ e /i/ - letra C (cego, ciranda)
Ø Em sílabas de meio e palavras: fonema/s/:
ü C (oceano); SS (ossada); XC (exceto); Ç (espaço); com SC (nascimento); antes de vogal e depois das letras N e L – Fonema /s/ pode ser escrito com o grafema: C (vencem, calcem), ou S (pensem, ensaboar, valsa) ou Ç (abençoar, dançar, calça).
Ø Grafema X: (um grafema:representado por vários fonemas);
ü Entre vogais: corresponde a /z/ (exame, exemplo, executar, exíguo, êxodo) ou /ks/ (sufixo, táxi, reflexo)
Ø Construção reflexiva da língua:pesquisa e memorização (memorização em função da freqüência das palavras nos textos significativos)
Atividades Práticas
Ø Jogos
Ø Palavras cruzadas
Ø Pesquisa
Ø Desafios
Ø Charadas
Ø Caça-palavras
Ø Uso do dicionário
Ø Uso do computador: corretor ortográfico
No período matutino socializamos experiências. A professora cursista Maria Auxiliadora Gomes- EC11-DRET, apresentou o BINGO DE LETRAS, relacionamos com as capacidades linguísticas para a alfabetização . Propomos outras atividades como sugestão e complementação do trabalho pedagógico da professora.
Encerramos o encontro com a leitura do texto em power point: "Alfabetização com Receita/Receita de Alfabetização" - Marlene Carvalho
REFERÊNCIAS
Pró-Letramento: Programa de Formação continuada de professores os Anos/Séries Inicias do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Ed. Ver. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.2007
REFERÊNCIAS
Pró-Letramento: Programa de Formação continuada de professores os Anos/Séries Inicias do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Ed. Ver. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.2007
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