sexta-feira, 10 de junho de 2011

Memórias 8 - Proletrando - 10/06/2011


Mais uma vez tivemos um encontro maravilhoso!
Iniciamos os encontros com a dinâmica: ‘Floquinhos de carinho”. Refletimos sobre a importância da acolhida, da afetividade, de uma “Pedagogia  Culturalmente Sensível”. Apreciamos o relato das professoras cursistas com o "Diário de Bordo".  Por meio dos trabalho com o "Diário de Bordo" estamos vivenciando atividades com diferentes gêneros textuais.
Esta semana as professoras cursistas apresentaram o "Diário de Bordo" através de acróstico, notícias, quadrinhos, Cordel, relatos. Nossos Diários estão ficando “super”!
Assistimos ao vídeo: “Gêneros textuais”  do programa “Escrevendo o Futuro” do Banco Itaú, em que foi possível refletir sobre gêneros primários e secundários.


Em seguida passamos a trabalhar com o Eixo: “Apropriação do sistema de Escrita”.
Sistematizando o fascículo 1 – unidade 2
Eixo : Apropriação do sistema de Escrita:




“... os três anos iniciais da Educação Fundamental não  esgotam as capacidades lingüísticas e comunicativas, que se desenvolvem  ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social.”

Conhecimentos, capacidades e titudes 
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação)
Ø  Levar as crianças a distinguir entre
ü  Letras e desenhos
ü  Letras e rabiscos
ü  Letras e números
ü  Letras e símbolos
Ø  Através de : exploração em livros, revistas, outros impressos, das diferenças gráficas entre o texto escrito e o desenho, entre escrita alfabética e os ícones e sinais.
Ø  Distinção entre letras e números: exploração de  calendários, listas telefônicas, folhetos.
Dominar convenções gráficas
Ø  Dois tipos básicos de convenção gráfica:
ü  (i) nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita;
ü  (ii) há convenções para indicar a delimitação de palavras (espaços em branco ) e frases (pontuação).       
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
Ø  Direção da leitura da esquerda para a direita, de cima para baixo (seqüência das letras nas palavras e das palavras nas frases).
Ø  Obedece ordem de alinhamento: frente e verso d afolha de papel, escreve-se dentro das margens a partir da margem esquerda.
Ø  Ler em voz alta para a criança apontando com o dedo ou com uma régua.
Ø  Avanço tecnológico: necessidades sociais de comunicação: surgimento de alguns gêneros de textos que modificam a orientação  convencional.
(ii) Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final  de frase
Ø  Fala e escrita: seqüência linear (som, depois do som, letra depois de letra, palavra depois de palavra, frase depois de frase)
Ø  Um dos pontos fundamentais no início do processo de alfabetização: linearidade acontece de maneira diferente na fala e na escrita.
Ø  Delimitação das palavras por espaços em branco, delimitação das frases por sinais de pontuação, delimitação de conjunto de frases por paragrafação: convenções sociais que precisam ser ensinadas e aprendidas na escola.
Reconhecer unidade fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras
Ø  Criar condições e que as crianças prestem atenção à pauta sonora da língua e operem ludicamente com unidades do sistema fonológico (sílabas, rimas, começos e finais de palavras).
Ø  Cantigas de roda, jogos com palavras, língua do “Pê”, trava línguas, rimas, aliterações e assonâncias.
ü  Aliteração: repetição de um fonema em numa frase ou palavra (“quem com ferro fere, com ferro será ferido”)
ü  Assonância: uma espécie de rima em que não há identidade entre os traços fônicos do final das palavras (‘Belo, belo, belo/ tenho tudo quanto quero” – Manuel Bandeira)
Conhecer o alfabeto
ü  Identificar e saber os nomes das letras.
ü  Perceber que cada letra tem pelo menos um “som” que a representa.
Compreender a categorização gráfica e funcional das letras
Ø  Letras variam na forma gráfica: (padrões estéticos: caixa alta, cursiva, maiúscula e minúscula)
Ø  Letras variam no valor funcional:  ( letras desempenham determinada função no sistema, que é preencher um determinado lugar na escrita de palavras – que letras devem ser usadas e em que ordem- mesmo variando graficamente as letras têm valores funcionais fixados pela história do alfabeto, e pela organização das palavras em cada língua)
Ø  Atividades com letras, jogos, bingos, palavras, crachás, etiquetas, listas, textos significativos.
Ø  Em relação ao que é regular, é importante o professor não dar as regras prontas. Se o aluno reflete e descobre qual é a regra que tem por trás da de uma palavra, vai estar em melhor condição para usar aquela regra, ao escrever outras palavras.
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras(caixa alta e cursiva)

Ø  Trabalho inicial com letra caixa alta (maior facilidade de visualizar e escrever).
Ø  Favorecer o contato com outros tipos de letras.
Ø  Atentar para o momento mais adequado para apresentarem sistematicamente letras minúsculas e cursivas.
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
Ø  Nem todos os sistemas humanos de escrita grafam os sons da língua falada (símbolos da escrita chinesa: ideográficos – idéias, conceitos) e ( escrita japonesa: sinais que representam sílabas)
Ø  Nosso sistema de escrita: alfabético cada som por uma letras. Cada grafema por um fonema.
Ø  Importância da professora o professor conhecer as hipóteses de construção da escrita da criança.
Ø  Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita: relação letra/som- Dominar relações entre grafemas e fonemas grafema/fonema)
Ø  Fonemas: representados por grafemas na escrita. Entidades elementares da estrutura fonológica da língua, que se manifestam nas unidades sonoras mínimas da fala.
Ø  Grafemas: são letras ou grupos de letras, entidades visíveis e isoláveis(a,b,c,d,qu,rr,ss,lh,nh,)
Ø  Nem sempre a relação entre fonema e grafemas equivale a uma única correspondência .
Ø  Importância da produção espontânea de textos.
Ø  Dominar a relação grafema/fonema: construção de uma ortografia reflexiva

(i)  Dominar regularidades ortográficas

Ø  Grafemas cujo valor é independente do contexto: considerando as consoantes: C,G,H,M,N,R,S,X,Z.
Ø  Quanto a posição: L,H,e dígrafos: CH,LH,NH,R,S
Ø  Letra H não tem valor sonoro no início da palavra: compõe valores diferentes os grafemas: CH,LH,NH
Ø  S e R: dois valores diferentes definidos no início da (rato, sapo) palavra ou entre vogais (caro, casa)
Ø  Regularidades ortográficas que dependem do contexto:
ü  C  (antes de A,O,U-  (som de /K/)  ou E,I (som/s/)
ü  G  (diante de A,O, U; corresponde a /g/ e diante de E,I corresponde a /j/
Como trabalhar o que é regular e o que é irregular?
  Quanto ao que não tem regra e precisa ser memorizado, o professor vai precisar dosar: os alunos não vão aprender tudo o que tem o som de "s", no português, de uma vez, porque isso é impossível. Há muitas formas de se escrever esse som e há muitas palavras desnecessárias. Então, nesse caso, o professor deve trabalhar com listas, com memorização, mas daquilo que, de fato, é usado no dia-a-dia da escrita dos alunos.
Em relação ao que é regular, é importante o professor não dar as regras prontas. Se o aluno reflete e descobre qual é a regra que tem por trás da de uma palavra, vai estar em melhor condição para usar aquela regra, ao escrever outras palavras.
Considerando as vogais
ü  Sete vogais orais
ü  Cinco vogais nasalisadas
ü  Fonemas /i/ e /u/ átonos que vêm em final de palavra: grafados com E e O (vale, bolo)
ü  Quando essas vogais são tônicas: grafadas com E e O (cabelo, panela, cachorro, cartola, metro, mesa, moda, morro)
ü  Quando essas vogais são átonas e ocupam posição final : pronunciadas com [i] ou [u]- e grafadas com E ou O : (alicate, maluco)
Considerando a morfologia
ü  Compreensão de como são formadas as palavras, ao longo da história
ü  Sufixo: EZA: beleza, pobreza, riqueza, tristeza (escrito com z)
ü  Sufixo EZ: rapidez, gravidez, escassez (escrito com z)
ü  Terminação de todos os verbos( imperfeito do subjuntivo) : SSE: (tivesse, quisesse, lavasse, brincasse, vendesse, sorrisse, saísse)
ü  Ditongos finais /ew/, /iw/ /ow/ (escritos ora com U , ora com L (gol,/pegou,anel/céu,Brasil/partiu , Ø  Contextos idênticos representados por diferentes grafemas.

(ii) Dominar irregularidades ortográficas

ØContextos idênticos representados por diferentes grafemas
Ø  Mesmo grafema, em contextos idênticos pode corresponder a diferentes fonemas.
Ø  Um fonema, vários grafemas: S (sapo, segredo, sina, sopapo, subida)
Ø  diante de /e/ e /i/ - letra C (cego, ciranda)
Ø  Em sílabas de meio e palavras: fonema/s/:
ü  C (oceano);  SS (ossada); XC (exceto); Ç (espaço); com SC (nascimento); antes de vogal e depois das letras N e L – Fonema /s/ pode ser escrito com o grafema: C (vencem, calcem), ou S (pensem, ensaboar, valsa) ou Ç (abençoar, dançar, calça).
Ø  Grafema X: (um grafema:representado por vários fonemas);
ü  Entre vogais: corresponde a /z/ (exame, exemplo, executar, exíguo, êxodo) ou /ks/ (sufixo, táxi, reflexo)
Ø  Construção reflexiva da língua:pesquisa e  memorização (memorização em função da freqüência das palavras nos textos significativos)

Atividades Práticas
Ø  Jogos
Ø  Palavras cruzadas
Ø  Pesquisa
Ø  Desafios
Ø  Charadas
Ø  Caça-palavras
Ø  Uso do dicionário
Ø  Uso do computador: corretor ortográfico
No período matutino socializamos experiências. A professora cursista Maria Auxiliadora Gomes- EC11-DRET,   apresentou o BINGO DE LETRAS, relacionamos com as capacidades linguísticas para a alfabetização . Propomos outras atividades como sugestão e complementação do trabalho pedagógico da professora.
Encerramos o encontro com a leitura do texto em power point: "Alfabetização com Receita/Receita de Alfabetização" - Marlene Carvalho

REFERÊNCIAS
Pró-Letramento: Programa de Formação continuada de professores os Anos/Séries Inicias do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Ed. Ver. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.2007

Registrando nossos momentos

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