terça-feira, 27 de setembro de 2011

Diário de Bordo: O olhar da professora cursista: Maria Cleucia Rodrigues Iaccino






No dia 13 de setembro de 2011 iniciamos a aula de forma diferente. Não teve dinâmica, nem leitura de livro (sentimos falta), no entanto não faltou a leitura do diário de bordo.
Aproveitando a leitura do diário a professora Márcia Gondim improvisou a aula desse dia apresentando uma nova abordagem mantendo os objetivos por ela elencados. Foi continuação da aula da semana passada para concluirmos o capítulo sete.
Estudamos os usos da língua na oralidade transferidos para a escrita acarretando “erros ortográficos”, porém compreendemos que não são erros; são as diferenças entre as variedades da nossa língua, o português brasileiro. Tais erros acontecem por causa dos hábitos da língua oral ou são causados pela inexperiência do uso das convenções ortográficas.
A professora revisou a respeito dos contínuos:
         *Contínuo de urbanização: falares rurais e urbanos surgindo assim a área rurbana. Os falantes são situados de acordo com seus antecedentes e seus atributos.
         *Contínuo de oralidade e letramento: devem andar juntas para uma alfabetização mais eficaz.
         *Contínuo de monitorização estilística: de acordo com a necessidade monitoramos mais ou menos a nossa fala, ou a fala dos outros como dos alunos. Nesse momento cabe-nos cumprir nossa função social e trazer o aluno para a prática da oralidade possibilitando seu desenvolvimento e aprimoramento da escrita.
          Em seguida assistimos a um vídeo da música: Assum Preto de Luiz Gonzaga. Depois, a professora apresentou alguns slides com as palavras conforme estavam escritas na música e a escrita correta para análise.
Para concluir assistimos ao vídeo do Chico Bento que recebe a visita do primo da cidade. Uma gracinha!
Cito Stella Maris que diz: “O domínio da ortografia é gradual, lento, demorado. Quanto mais oportunidades temos de observar a língua escrita, refletindo sobre suas características, mais domínio vamos adquirindo sobre as convenções que a regem. As crianças levam muito tempo para automatizar
as regras ortográficas. Seu domínio dessas convenções só vai se consolidar depois que tiverem muito contato  com os textos escritos”(PRO LETRAMENTO: Alfabetização e Linguagem página 27).


Cursista: Maria Cleucia Rodrigues Laccino
Tutora: Márcia Gondim
Data: 13/09/2011.




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