segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Diário de Bordo - Professora Andrea Lomeu Aguiar- EC 53 de Taguatinga - DRET





Taguatinga, 06 de setembro de 2011.

Fomos acolhidas por nossa tutora Márcia às 14h00min e o encontro iniciou com a leitura do Diário de Bordo feita por nossa colega Gleice.
A dinâmica do dia foi “Amor e Vida”. Dois círculos foram formados, um dentro do outro. O de dentro era o Amor e o de fora, Vida. Ao comando da Márcia um grupo ia falando para o outro o que era dito por ela. No final, dançamos ao som de um forró, esquentando ainda mais nossa tarde. A dinâmica nos fez refletir sobre o amor e a vida que estão sempre juntos.
Assistimos uma história em quadrinhos do Chico Bento com o título “O orador da turma”, o que nos levou a discussão sobre as competências lingüísticas e comunicativas.
A Márcia nos apresentou uma caixa de contar histórias. Cinco colegas foram convidadas a contar história puxando uma fita que estava dentro da caixinha. À medida que a cor ia mudando, a caixa era passada para outra colega que ia continuando a história e assim por diante.
Houve um espetáculo “O palhaço Cocoricó e as letras” do fascículo 7 pág.23, apresentado pelas colegas Jussara, Natalina, Osete, Verônica e Sandra. A dramatização era uma reflexão sobre as convenções da língua escrita. Muito boa a apresentação. Rimos e nos divertimos bastante.
Em seguida, vimos uns slides sobre “Reflexão sobre regras variáveis freqüentes na comunidade de fala no campo e nas cidades”.
Após discussões sobre os modos de falar e de escrever, concluímos que a função do professor é servir de “andaimes”, elevar o jeito de falar, mas respeitando a cultura de cada aluno.
Durante a tarde, algumas colegas compartilharam experiências como:
Sandra falou sobre a maneira de falar das pessoas de sua cidade.
Elisandra sobre as dificuldades que seus alunos apresentam em relação à produção de texto espontânea.
Natalina contou sobre a dramatização que faz com seus alunos com as letras F/V, B/P, por exemplo, para que eles memorizem com mais facilidade.
E Eliane Mara compartilhou uma experiência com seus alunos em que eles receberam uma carta de uma tia do interior e na carta, ela tinha a escrita característica da fala de pessoas do interior. Após discussão com a turma, chegaram à conclusão que existe uma forma de falar e uma forma de escrever.
E assim finalizamos mais um quente, porém gostoso encontro.
                
Andrea Lomeu Ramos Aguiar
Turma: terça-feira - vespertino
Escola Classe 53 de Taguatinga

Um comentário: