Iniciamos com a leitura do Diário de Bordo com a professora Cora, que tem por objetivo registrar, retomar, refletir e avaliar o processo de aprendizagem de todos nós (tutora e professores cursistas)
Em seguida realizamos a "Dinâmica das diferenças". Refletimos sobre diversidades, processo avaliativo, função social da escola, papel do professor, currículo, avaliação e trabalho pedagógico.
Assisitimo ao Vídeo: Alien Song (ainda refletindo sobre o respeito às diferenças e processo avaliativo).
Passamos, então ao Vídeo : O menino urubu:
o Por que só os humanos jogam no lixo?
o Como, quando e com que objetivo Carniça usou seu conhecimento prévio?
o Qual a representação social de do olhar da professora sobre Carniça?
o O que aconteceria se Carniça tivesse tirado as piores notas?
Socialização de experiências com Cacilda Sandra e seu projeto e Produção de textos por meio de diferentes Gêneros textuais.
Sistematização do Fascículo 2: Alfabetização e Letramento: Questões sobre Avaliaçao
Visualizamos também os anexos do fascículo 2 Matriz de referência com exemplos de atiividades:
Avaliação diagnóstica da alfabetização²
Organização: MsC. Márcia Gondim
A matriz de referência: pressupostos, objetivos, estrutura
üDiscrimina conhecimentos e competências a serem avaliados.
üFinalidade: orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação
üServe como uma baliza para professores e especialistas do período de alfabetização.
üFinalidade: orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação
üServe para a avaliação de alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental
ü Apresenta capacidades progressivas e diferenciadas quanto ao grau de complexidade.
üAlfabetização e Letramento. Esses dois processos são os focos principais de atenção da matriz.
O foco na alfabetização
üEnfatiza a apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico,
üEnfatiza o o desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas pertinentes a esse processo.
O foco no letramento:
üDimensão complementar e indissociável da alfabetização,
üPrivilegia aspectos relativos à inserção e participação do indivíduo na cultura escrita
ü Abrange capacidades de uso do sistema de escrita e de seus equipamentos e instrumentos na compreensão e na produção de textos, em diversas situações ou práticas sociais.
üPerspectiva do letramento precisa ser explorada e avaliada nas interações dos professores com as crianças,
üExaminar, de forma mais natural, a relação dos alunos com diversos gêneros e suportes textuais (por exemplo, revistas em quadrinhos, livros, bilhetes, jornais, propagandas).
Para articular, na matriz, alfabetização e letramento foram enfatizados três eixos ou domínios das capacidades:
üAquisição do sistema de escrita;
ü Leitura;
üProdução de textos
A estrutura da matriz
Pontos-chave
AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
üA matriz proposta é apresentada em quadros. Em uma leitura vertical, apreendem-se as capacidades a serem dominadas, apresentadas em graus de dificuldade
ü Quando a perspectiva de leitura é horizontal, a matriz aponta, em três colunas:
§ o que está sendo avaliado: as capacidades a serem desenvolvidas;
§ a discriminação dessas capacidades: os descritores pertinentes às capacidades enumeradas;
§como avaliar as capacidades: exemplos de procedimentos e alternativas para operacionalizar a matriz num instrumento de avaliação.
•Uma matriz de referência discrimina conhecimentos e competências a serem avaliados, com a finalidade de orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.A matriz apresentada abrange os fenômenos da alfabetização e do letramento e leva em conta três eixos:
- Aquisição do sistema de escrita;
- Leitura;
- Produção de textos.
Aquisição do Sitema de Escrita
Leitura
DOMÍNIO DA ESCRITA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Encerramos o encontro com a leitura do livro: Diversidade de Tatiana Belink
Um é magrelo
Um é tranqüilo
Um é ligeiro
Outro é mais lento
Um é preguiçoso
Um é molenga
Um é moroso
Um carrancudo
Um é enfezado
De pele clara
Olho redondo
Cabelo crespo
Um é menino
Um é bem jovem
Tudo é humano,
Cada um na sua
Vamos, venhamos
DOMÍNIO DA ESCRITA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Encerramos o encontro com a leitura do livro: Diversidade de Tatiana Belink
Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é e gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
Outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro ,tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele clara
De pele escura
Um ,fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai ,como é chato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário