sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dinâmica: O REINO DAS CORES


Havia um reino muito distante e bem colorido. Ele era dividido em 4 territórios separados: o azul, o vermelho, o verde e o amarelo.
O TERRITÓRIO AZUL era bem alegre. As pessoas que lá moravam eram muito animadas. Adoravam bater os pés no chão, esticar as mãos para cima e fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era: EH..................
Já o TERRITÓRIO VERMELHO, além de quente, devido a sua cor, era o território do amor. As pessoas, que lá moravam, eram muito afetuosas; adoravam fazer cafuné no vizinho, ficar de mãos dadas, abraçar e até dar beijinhos. Sua bandeira era do coração e o seu grito de guerra era: AH..................
O TERRITÓRIO VERDE era ligado à natureza. As pessoas que lá moravam gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar de imitar animais como a onça, o elefante, o gavião e até a galinha. Sua bandeira era da ecologia e o seu grito de guerra era: OH..................
Faltava, então, o TERRITÓRIO AMARELO. Da cor do sol, este reino era toda energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas, energizadas e por que não dizer emergentes? Adoravam trabalhar com a mente e o corpo. Gostavam de mexer o corpo e bater palmas. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era: RA..................
Um dia... As cores do mundo começaram uma disputa entre si. Cada uma reivindicava para si que era a melhor. A mais importante. A mais útil. A favorita...
O território da cor Verde disse:
- "Claro que sou a mais importante. Eu sou sinal de vida e de esperança. Eu fui a escolhida para a grama, árvores e folhas. Sem mim, morreriam todos os animais. Examine o campo e verá que sou maioria".
O território da cor Vermelha não agüentou e gritou:
- "Eu governo todos vocês! Eu sou sangue - o sangue da vida! Eu sou a cor do perigo e da coragem. Eu estou disposta a lutar por uma causa. Eu trago fogo no sangue. Sem mim, a terra estaria tão vazia quanto a lua. Eu sou a cor da paixão e do amor".
O território da cor Azul, muito mais calma que todas as outras, mas com muita determinação, disse:
- "Pensem em mim. Eu sou a cor do silêncio. Vocês nem sempre me notam, mas sem mim todos vocês ficam superficiais. Eu represento o pensamento e a reflexão, crepúsculo e água profunda. Vocês precisam de mim para o equilíbrio e para o contraste, para a oração e para a paz interior".
Finalmente, o território da cor Amarela riu e falou:
- "Você é sempre tão séria! Eu trago risada, alegria, e calor para o mundo. O sol é amarelo, a lua é amarela, as estrelas são amarelas. Toda vez que se olha para um girassol, o mundo inteiro começa a sorrir. Sem mim, não haveria nada divertido".
E assim, os territórios com suas cores se ostentavam, cada uma se convencendo de sua superioridade. A disputa estava cada vez mais acirrada, quando, de repente, um flash surpreendente de um trovão iluminou tudo...
A chuva verteu implacavelmente, fazendo muito barulho. As cores se encolheram de medo, enquanto procuravam ficar mais perto uma das outras.
No meio do barulho, a chuva começou a falar:
- "Vocês, cores tolas, lutando entre si, cada uma tentando dominar as outras... Vocês não sabem que cada cor traz um propósito especial? Nem igual e nem mais importante?"
Com a mistura dos territórios nasceu um momento fecundo para transformações. Trocaram conhecimentos e fizeram novas amizades. E sabem que deu certo?
O azul foi correndo encontrar o verde e o amarelo, o vermelho. Cada um procurava
dar a mão para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho,
olha que reboliço, com a união das cores formou no céu um grande Arco-íris.
A chuva vendo o que aconteceu disse:                                            
- "De agora em diante, quando chover, cada uma de vocês se estirará pelo céu, em um grande arco colorido para lembrar que se pode viver em paz. Criarão o Arco-íris... e ele será sempre um sinal de esperança".
Com tantas amizades novas, as cores perceberam que não mais poderiam separar-se, pois juntos formariam o território ideal - com alegria, amor, sabedoria e energia. E assim, sempre que uma boa chuva lava o mundo, um Arco-íris aparece no céu, mostrando a amizade e a paz entre as cores que dura até hoje e durará para sempre.
E para comemorar a união, resolveram SACUDIR E ABALAR o novo território.

2 comentários:

  1. Amei a mensagem ,
    muito importante pro lado profissssional.

    ResponderExcluir
  2. É importante que o sentimento de união prevaleça no coração e na vida das pessoas, e o mundo se tornará um lugar melhor para se viver.

    ResponderExcluir