Iniciamos nosso encontro realizando a dinâmica dos Macacos (Os macacos tinham que demarcar o território e negociar suas idéias e necessidades, sem utilizar a fala). Que por sinal nossa colega Rita, interpretou de forma brilhante.
O que também nos leva a considerar os conceitos de oralidade, oralismo e oralização.
Oralidade é a manifestacao da lingua, pela via oral, ou seja , pela producao de sons da fala.
Oralismo é om método de ensino para surdos.
Oralização é o ato de produzir a fala, pela via oral.
Após evidenciado tais conceitos, pensamos em uma prática pedagógica que contemple as capacidades relativas a língua falada. Capacidades estas, necessárias a plena integração do educando na sociedade.
“A palavra humana é mais do que simples vocabulário.É palavra...é acão. Falar nao é um ato verdadeiro se nao esta associado ao mesmo tempo com o direito da auto-expressao e da expressao da realidade, de criar e recriar, de decidir e de escolher, e em último caso de participar do processo histórico da sociedade.” Paulo Freire
Devemos proporcionar situações para que as crianças sejam competentes em cada uma dessas práticas de comunicacao, mas não é só isso! Elas devem saber usar o gênero adequado , dependendo do que a própria situação exige.
Um falante competente é aquele que pode se valer da língua como ferramenta para diversos propósitos: pedir, ordenar, informar, receber informação, expressar suas opiniões, convencer, argumentar etc. Saber adequar sua linguagem a uma situaçao comunicativa, produzir e compreender diversos gêneros discursivos de circulação na sociedade.
Sugestões de situações que contemplam o desenvolvimento da oralidade.
As narrações- eleger os fatos interessantes, eleger personagens e o reconto.
Discussões – Centrar as discussões em um tema proposto, escutar as intervenções de outros participantes e argumentar.
Entrevistas – Considerar que o objetivo de uma entrevista é obter mais informações acerca de um assunto ou entrevistado, sendo capaz de escutar para não perguntar o que já foi dito e ajustar as perguntas seguintes.
Apresentações: Eleger sobre o que falará, organizar o que será dito, avaliar a compreensão do que está sendo dito.
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. ”
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário