sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ALFABETO AFETIVO: Por Maria Alice Fernandes de Sousa - SEEDF



OBJETIVOS:
1-    Desenvolver a consciência fonológica (relação grafema x fonema).
2-    Incentivar a escrita.

PROCEDIMENTOS:
1. Entregar para os(as) alunos(as) uma folha em que esteja digitado o alfabeto escrito na letra de imprensa maiúscula e na posição vertical.

A ___________
B ___________
C ___________

2. Pedir aos(às) alunos(as) que pesquisem nomes de pessoas (familiares, amigos etc) com quem tenham uma relação de afetividade, cujos nomes comecem com as letras do alfabeto (marcar data para a entrega do trabalho).
3. Retomar o trabalho em sala de aula com os(as) alunos(as) sentados e cada um com seu trabalho em mãos.
4. O(a) professor(a), com as letras do alfabeto em uma sacola, vai sorteando uma a uma.
5. Retirar uma letra, apresentar aos(as) alunos(as) e perguntar o nome de tal letra.
6. Pedir que cada aluno(a) leia os nomes das pessoas que escreveram e que começa com aquela letra; pedir ainda que diga qual relação de afetividade tem com aquela pessoa.
7. Trabalhar umas dez letras por dia, pode ser mais ou menos, dependendo do número de alunos(as) em sala.
8. Os trabalhos deverão ficar expostos em um varal para posterior leitura e consulta de escrita de palavras pelos(as) alunos(as), se for o caso.
9. Essa atividade pode ser variada com a elaboração de alfabetos dos nomes das frutas, personagens infantis, brincadeiras etc, e deve ser realizada até o(a) professor(a) perceber que todos os alunos já desenvolveram a consciência fonológica.


APRENDENDO A USAR O DICIONÁRIO

Por Maria Alice Fernandes de Sousa - SEEDF


OBJETIVOS:
1-    Aprender a usar o dicionário;
2-    Compreender a ordem alfabética;
3-    Aprender os nomes dos colegas e
4-    Estudar aspectos das convenções ortográficas, por exemplo, o estudo do ditongo nasal crescente “ão” na escrita da palavra João, entre outros.

PROCEDIMENTOS:
1. Entregar uma ficha de cartolina para os(as) alunos(as) e pedir que escrevam seu prenome em letra de forma maiúscula; pedir que escrevam a primeira letra em cor diferente das demais para dar ênfase a ela.
2. Em seguida, o(a) professor(a) utiliza-se de uma tira alfabética ou escreve no quadro o alfabeto em letra maiúscula de imprensa.
3. Quando todos os(as) alunos(as) concluírem a escrita, o(a) professor(a) chama atenção para o alfabeto do quadro e pergunta qual o nome da primeira letra.
4. Após a resposta dos(as) alunos(as), o(a) professor(a) reforça dizendo que essa letra se chama letra A, ratificando-os(as) e pergunta quais são os(as) alunos(as) da sala cujos  nomes começam por essa letra.
5. Pede a esses alunos(as) que venham à frente da turma com suas fichas e se posicionem de forma que todos os(as) demais colegas visualizem seus nomes, por exemplo:

AUGUSTO   AMANDA   ANDREIA

6. O(a) professor(a) pergunta: _ Como os três nomes começam com a mesma letra, o que temos de fazer para saber qual deles será o primeiro a ser colocado na ordem alfabética? Espera os(as) alunos(as) responderem. Se eles não responderem, então o(a) professor(a) chama atenção para a segunda letra dos nomes e pergunta: _Qual a segunda letra do nome de AUGUSTO? E do nome de AMANDA? E do nome de ANDRÉIA?
7. Após a resposta   dos alunos, o professor volta-se para o alfabeto no quadro e pergunta: _Na ordem do alfabeto, qual letra vem primeiro, a letra U, M ou N?, apontando enfaticamente cada letra. Os alunos vão responder que é a letra M.
8. O professor ratifica os(as) alunos(as) e diz que, então, o nome de AMANDA será o primeiro da lista. Em seguida passa para comparar os outros dois nomes: AUGUSTO e ANDREIA, perguntando qual a letra que vem primeiro na ordem alfabética, se é a letra U ou N, sempre apontando para as letras para dar destaque ao aspecto da ordem alfabética.
Os alunos vão responder que é a letra N. O professor, então, afirma que o segundo nome será o da ANDRÉIA e o último será o do AUGUSTO.
9. Na seqüência, o(a) professor(a) vai ao quadro e pergunta, qual a segunda letra do alfabeto. Os alunos vão dizer e o(a) professor(a) vai chamar à frente os(as) alunos(as) cujos nomes comecem com a letra B. Procede da mesma forma com os(as) alunos(as) da letra A, pedindo que esses se posicionem de modo a permitir que os(as) demais alunos(as) visualizem seus nomes:

BEATRIZ  BENÍCIO

10. O(a) professor(a) pergunta aos(as) alunos(as) qual o nome das primeiras letras dos nomes dos colegas. Pergunta, ainda, qual é o nome das segundas letras. Chamar atenção para o fato de que as segundas letras são iguais nos dois nomes. O que fazer nesse caso? Recorrer à terceira letra e chamar atenção para os nomes delas, A e N.
11. Perguntar aos(as) alunos(as) qual a letra que vem primeiro na ordem do alfabeto, se é a letra A ou N. E assim proceder até colocar todos os nomes dos(as) alunos(as) na ordem alfabética. Finalmente, lê os nomes com os(as) alunos(as).

Professor(a), dê asas à imaginação para a realização de outras atividades a partir dos nomes dos alunos.
Os nomes dos(as) alunos(as) deverão ficar expostos na sala de aula, pois contribui para desenvolver a idéia de pertencimento dos mesmos com aquele espaço de aprendizagens e pode ser usado para a realização de outras atividades de leitura e escrita.

Todas essas atividades foram desenvolvidas pela autora e amplamente testadas nas salas de aula em que a mesma atuou como docente na alfabetização e vêm sendo difundidas nos cursos de formação de Professores Alfabetizadores.

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