segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diário de Bordo - Uma contribuição da professora Rozana Nascimento Oliveira - EC 325 DRE/Samambaia

Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação
Diretoria de Ensino de Samambaia
                                                                      
Diário de Bordo
Curso: Pró- Letramento /Alfabetização e Linguagem
Tutora: Márcia Gondim
Cursista: Rozana do Nascimento Oliveira          

                O encontro do dia 25 de outubro de 2011 iniciou-se com a leitura do Diário de bordo e uma linda mensagem em comemoração ao Dia do Professor.
                Em seguida a professora Márcia apresentou a reflexão “A ostra e a pérola”, e vimos que semelhante a ostra também produzimos pérolas, quando transformamos o mal que recebemos em uma atitude positiva, ao curarmos nossas feridas. Ao final fomos presenteadas com uma pérola simbólica.
                Logo após continuamos o estudo do fascículo 3,unidade III –Planejamento,a professora Márcia distribuiu algumas questões para que pudéssemos refletir sobre o Planejamento por meio da dinâmica  “Balinha quente”, ao som de uma música numa grande roda, onde todas puderam contribuir com suas experiências, verbalizamos vários questionamentos, como:
Ø  O conceito de Planejamento;
Ø  Planejamento cheio e planejamento vazio;
Ø  As relações entre o Planejamento e o livro didático;
Ø  Rotina pedagógica: espontaneísmo x improviso;
Ø  Planejamento como instrumento de avaliação;
Ø  Relação entre Planejamento e as metas para alfabetização;
       Na execução dessa atividade vimos como o Planejamento afeta diretamente a prática pedagógica, de acordo com o fascículo 3, página 26:
            “Dominar conhecimentos sobre um determinado trabalho que deve ser realizado nos dá pistas de como proceder, mesmo quando nos encontramos com surpresas ou contrariedades em nosso trabalho pedagógico.”
             Após as discussões do fascículo 3 fizemos a leitura compartilhada do texto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector do livro Primeiro Beijo.O livro nasceu de um convite feito a Clarice Lispector, em 1967, para escrever semanalmente no Jornal do Brasil. Seriam crônicas, mas ela mesma declarou: “Vamos falar a verdade: isto aqui não é crônica coisa nenhuma. Isto é apenas. Não entra em gêneros. Gêneros não me interessam mais.”
           No entanto, a obra é considerada como livro de contos. Além dos publicados no Jornal do Brasil, acrescentaram-se outros escritos em épocas diversas da vida da autora. Neles há muito de autobiográfico: recordações da infância (a filha do livreiro de “Felicidade Clandestina” existiu;) (1)
             Ao final apreciamos a socialização do trabalho das professoras Cláudia e Débora, a Oficina: Língua e Gêneros textuais com o livro “Felpo Filva”, o público alvo eram professores do 4º e 5º ano com o objetivo de planejar uma rotina semanal que contemplasse os seguintes gêneros textuais: receita, telegrama, carta, lista e autobiografia, a partir dos quatro eixos: produção escrita, oralidade, leitura/interpretação de texto e conhecimentos lingüísticos.
            O Planejamento faz parte da vida humana, e na escola não seria diferente, constitui uma discussão ampla que não se esgota neste fascículo. O Planejamento é uma importante ferramenta que auxilia o trabalho pedagógico.
           É através do Planejamento que demonstramos nossa concepção de Educação, de forma consciente ou não, explicitamos os valores que orientam nosso fazer pedagógico.
          Marcou-me profundamente a definição de Planejamento de uma professora na graduação, suas palavras ainda estão frescas em minha mente, ela dizia: “Planejamento nada mais é que momento de tomada de decisão...” reflitam também na máxima: “atitudes iguais... resultados iguais, atitudes diferentes... resultados diferentes.
Um forte abraço!!!
Professora Rozana do Nascimento Oliveira
Escola Classe 325 de Samambaia             
                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário