sábado, 26 de novembro de 2011

Diário de Bordo: Uma contribuição da professora Célia Cristina de Oliveira do Couto - Articuladora do CRA - DRET




DIÁRIO DE BORDO



     No dia 17- 11- 2011, quinta-feira, estava um dia frio, mas bem alegre, pois a nossa Professora Márcia Godim, sabe como fazer isso. Ela chegou como de costume, bem alegre e disposta. Entregou para todas nós a avaliação da EAPE, pedindo para responder todos os itens. Continuando a aula fez um questionamento para a turma: - Como é a relação do professor com o Livro Didático? Houve vários pontos abordados, uns colocaram que usavam como ponto de apoio, outros diariamente, seguindo o livro. Daí então entrou no fascículo 6, falando sobre antigos e novos livros didáticos de Língua Portuguesa e Alfabetização e as mudanças nos livros didáticos de Alfabetização e o processo ensino-aprendizagem: algumas reflexões.
Foi bem explicado em relação ao livro didático, que ele ocupa um significativo espaço na cultura escolar do nosso País, pois ele permanece como um dos suportes básicos na organização do trabalho pedagógico.

``Os livros didáticos criariam uma dissociação entre aqueles que executam o trabalho pedagógico – os docentes – e aqueles que o concebem, planejam e estabelecem suas finalidades – os autores de livros didáticos e as grandes editoras -, e a principal conseqüência dessa dissociação consistiria numa diminuição das exigências de formação e preparo docente`` (Batista, 2000, p. 538).

     Mostrou no retroprojetor a capa e uma página do livro: Caminho Suave. Foi emocionante para muitos, inclusive para mim, pois voltamos ao tempo em que fomos alfabetizadas, mas um alívio para nossos alunos, que estão tendo agora um livro didático dentro da vivência real deles, tem sido mais central, ao definir e regular todos os passos da prática de ensino da leitura e da escrita.
     Colocou um vídeo e foi pontuando: nome-palavra-texto, -sentido, -significado, -funçao sócio da escrita, - situação real – eventos do letramento, jogos-linguistícos, reflexão sobre a língua, - escrita do nome, - ensino da língua traballho com oralidade e escrita, - conhecimentos lingüísticos, - sócio lingüística: fala – diferentes propósitos significativos, - habilidades: ouvir, falar, ler e escrever – convivência social, gênero, suporte, imagem, tipo textual, - imagem, compreensão leitora, leitura: prática social – processo dialógico, - Ato de ler, produção de sentido, - produção escrita: condições determinam o texto. Texto: diferentes estruturas e diferentes funções.
     Olha! foi uma aula maravilhosa, muito bem transmitida, com todas as explicações claras sobre o uso do livro didático. PARABÉNS MÁRCIA, VAMOS SENTIR SAUDADES.    





Aluna: Célia Cristina de Oliveira do Couto
Matrícula: 65660-7
Aula: terça-feira - matutino




A Importância do Livro Para a Escola

Escola sem livros é pobre 
O aluno custa a aprender 
O livro é um ouro nobre 
Ajuda você a crescer 

O livro é a melhor arma 
Atira só letra e cultura 
Faz da escola um carma 
Para uma paz futura 

A escola que tem livros
Incentiva a boa leitura
Os olhos são como crivos
A mente borda a brandura

O livro é ouro em papel
A
escola é prata e luz

Ambos são bolsa e farnel
Que na vida nos conduz

Sem livros e sem escola 
O mundo não tem cultura
É como cego que implora
A luz que vem da altura

Sonia Nogueira


 

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