Poema e Poesia
1 - Em termos teóricos, o poema é um gênero textual.Veja a diferença entre poema e poesia (http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm):
POEMA x POESIA
É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:
Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Poema: obra em verso em que há poesia "Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta."
O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas). ( Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993. )
2 - LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.
3 - De uma forma simplificada:
Poema - Estrutura; Palavras distribuídas em versos e estrofes.
Poesia - musicalidade; beleza; magia.
Uma poesia não necessariamente precisa estar escrita em forma de poema; a poesia pode estar presente na forma de outros gêneros textuais.
4 - Em termos práticos, a escola, especialmente nas séries iniciais, costuma tratar a poesia como poema. Não vejo problemas nisso. A revista Nova Escola traz boas reportagens sobre o trabalho com poemas/poesia na sala de aula.
5 - Alguns links:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/livro-ao-recital-423484.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/usar-poesia-423627.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ler-poesia-428563.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/livro-ao-recital-423484.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/usar-poesia-423627.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ler-poesia-428563.shtml
Legal, Ana Dilma.
ResponderExcluirAlém do espaço reflexivo fica a sugestão sobre como explorarmos melhor os gêneros textuais, partindo do conhecimento necessário de que precisamos saber como se estruturam. Isso ajuda e muito o trabalho em sala de aula.
Abraços, Elissandra.