Foi nessa idade que a poesia me veio buscar
Não sei de onde veio
Do inverno, de um rio
Não sei como nem quando
Não , não eram vozes
Não eram palavras
Nem silêncio
Mas ,da rua fui convocado
Dos galhos da noite
Abruptamente entre outros
Entre fogos violentos
Voltando sozinho
Lá estava eu sem rosto
E fui tocado
Não sei de onde veio
Do inverno, de um rio
Não sei como nem quando
Não , não eram vozes
Não eram palavras
Nem silêncio
Mas ,da rua fui convocado
Dos galhos da noite
Abruptamente entre outros
Entre fogos violentos
Voltando sozinho
Lá estava eu sem rosto
E fui tocado
Pablo Neruda
O Carteiro e o Poeta
titulo original: (Il Postino)
lançamento: 1994 (Itália)
direção: Michael Radford
atores: Massimo Troisi , Philippe Noiret , Maria Grazia Cucinotta , Renato Scarpa , Linda Moretti
duração: 109 min
gênero: Romance
status: arquivado
Sinopse: Filme poético sobre a extremidade da poesia. Mario (Massimo Troisi) é um carteiro que, ao fazer amizade com o grande poeta Pablo Neruda (então exilado político), vira seu carteiro particular e acredita que ele pode se tornar seu cúmplice para conquistar o coração de uma donzela. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão. O filme se passa em uma ilha na costa italiana.
Sinopse: Filme poético sobre a extremidade da poesia. Mario (Massimo Troisi) é um carteiro que, ao fazer amizade com o grande poeta Pablo Neruda (então exilado político), vira seu carteiro particular e acredita que ele pode se tornar seu cúmplice para conquistar o coração de uma donzela. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão. O filme se passa em uma ilha na costa italiana.
· ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME
- Competência comunicativa (Fascículo 7)
- Competência lingüística (Fascículo 7)
- Alfabetização (Fascículo 1)
- Letramento (Fascículo 1)
- História de vida (Fascículo Complementar)
- Leitura Fruição (Fascículo 4)
- Monitoração da língua oral ou escrita (Fascículo 7)
- Gêneros, suportes e tipos textuais (Fascículo 1 e Complementar)
- OS CONCEITOS
- Alfabetização é o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico, que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
- Letramento é o processo de inserção na cultura escrita, que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade e se amplia por toda a vida, com a participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.
- Competência Comunicativa: Conceito criado por Dell Hymes (1966) que inclui as regras que orientam a formação das sentenças e as normas sociais e culturais que definem a adequação da fala. Permite ao falante saber o que falar e como falar com quaisquer interlocutores em quaisquer circunstâncias.
- É a capacidade que qualquer indivíduo tem de produzir enunciados em sua língua, ajustando o seu discurso ao interlocutor e à situação de fala. Inclui a capacidade de formar as sentenças da língua e de ajustar-se as normas sociais e culturais que definem a adequação da fala em qualquer interação
- Competência lingüística: Na ótica de Chomsky, competência lingüística á a capacidade que o falante tem de a partir de um número finito de regras, produzir um número infinito de frases. “Todo falante dispõe de suficiente competência lingüística em sua língua materna para produzir sentenças bem formadas e comunicar-se com eficiência ( Bortoni-Ricardo, p. 75)
- Leitura Fruição: A leitura-fruição do texto é, segundo GERALDI (1997), aquela na qual a interlocução do leitor com o texto se estabelece pelo prazer de ler. Segundo esse autor, esta uma leitura exclusiva do texto literário.
- Monitoração da Linguagem: Monitorar a linguagem quer dizer prestar mais atenção ao que estamos falando ou escrevendo e cuidar mais de um planejamento mental em nossa exposição.
- Analfabeto funcional: é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.
- Relativismo Cultural: postura adotada nas ciências sociais , inclusive na linguística, segundo a qual uma manifestação de cultura prestigiada na sociedade não é intrinsecamente superior a outra. Quando consideramos que as variedades da língua portuguesa empregadas na escrita ou usadas por pessoas com pouca escolarização estamos adotando uma posição culturalmente relativa e combatendo o preconceito baseado em mitos que perduram em nossa sociedade
- Gêneros textuais: diferentes “espécies” de textos, escritos ou falados, que circulam na sociedade, reconhecidos com facilidade pelas pessoas (bilhete, romance, poema, sermão, conversa ao telefone, contrato de aluguel, notícia de jornal, piada, reportagem, letra de música, regulamento, receitas, etc.)
- Suportes: referem-se à base material que permite a circulação desses gêneros, com características diferenciadas: (jornal, livro, cartazes, outdoors, revistas, dicionário, placa, catálogo, agendas, etc.)
- Tipos textuais:
o Narração: seqüência das ações cronologicamente estruturadas. Verbos no passado e advérbios temporais : (EX: “Era uma vez...” “Tardiamente...”)
o Argumentação: recorre às relações lógicas, como as de causa e seqüência, para provar e convencer o leitor de um ponto de vista. Expressão de opinião. (Ex: “Sou a favor da eutanásia.” )
o Exposição: Exposição de idéias e fenômenos. Caracteriza-se por enunciados de identificação e ligação. Explicar relações entre processos e acontecimentos. (“A água ferve a cem graus”)
o Descrição: Construção de seqüência de qualidades ou propriedades de alguém, de lugar , de objeto, etc. , a partir de um ponto de vista. Utiliza-se verbos de estado. (Ex: “A floresta era densa, escura e misteriosa”)
o Instrucional ou injuntivo é utilizado para dar instruções , ordem ou expressar desejos. A predominância do modo imperativo ou do uso dos verbos modais. E usado em manuais de instruções, bulas de remédios, avisos e propagandas (Ex: “Não ligue o aparelho direto na tomada, sem o uso do Conversor”. “Beba coca –cola”)
o Preditivo: caracteriza-se por predizer alguma coisa, ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer. – funciona, muitas vezes, como uma espécie de descrição de situações futuras. Por isso, excetuando-se o forte emprego de tempos verbais de futuro, excetuando-se o forte emprego de tempos verbais de futuro, do ponto de vista gramatical, as ocorrências mais freqüentes são de frases nominais.
· VARAL DE OPINIÕES E DIFERENTES PRODUÇÕES ACERCA DO FILME:
(Questões para nortear a produção)
· De que trata o filme?
· Como percebemos o processo de letramento do “Carteiro” (Mário Ruoppolo)?
· Qual a influência do poeta Pablo Neruda no processo de letramento do Carteiro (Mário Ruoppolo)?
· Você acha que Mário Ruopplo (Carteiro) pode ser considerado um analfabeto funcional?
· Como a poesia entrou na vida de Mário Ruoppolo (Carteiro)?
· A leitura que Mário Ruoppolo (Carteiro) fazia pode ser considerada como leitura fruição?
· Mário Ruoppolo (Carteiro) pode ser considerado alfabetizado ou letrado?
· Você acredita que as práticas de letramento podem dar ao homem uma ascensão social?
· Mário Ruoppolo (Carteiro) mostra no contexto do filme alguma situação de monitoração da fala ou da escrita?
· Quais os gêneros, suportes e tipos textuais encontrados no filme?
· PLANO DE AULA (possibilidades de trabalho)
- Competência comunicativa (Fascículo 7)
- Competência lingüística (Fascículo 7)
- Alfabetização (Fascículo 1)
- Letramento (Fascículo 1)
- História de vida (Fascículo Complementar)
- Leitura Fruição (Fascículo 4)
- Monitoração da língua oral ou escrita (Fascículo 7)
- Analfabetismo funcional (Fascículo 1e 7))
- Gênero, suporte e tipo textual
· Tópicos a serem contemplados no planejamento:
1. Tema da aula
2. Objetivo
3. Série
4. Carga horária
5. Metodologia
6. Recursos
7. Fechamento - produção
“A poesia não pertence a quem escreve, mas a quem precisa dela”.
Mário Ruoppolo
gostaria das respostas do VARAL DE OPINIÕES ACERCA DO FILME
ResponderExcluirgostaria das respostas do VARAL DE OPINIÕES ACERCA DO FILME
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